Semana da Graduação reflete mudanças trazidas pela pandemia
Participantes dos programas de bolsas responderam com entusiasmo ao novo cenário, avalia pró-reitora Benigna de Oliveira
O desafio imposto pelo ensino remoto emergencial trouxe muitos ganhos em criatividade e inovação. Isso pode ser percebido nos trabalhos apresentados nesta quarta-feira, 21, no primeiro dia da 24ª Semana da Graduação, mostra que integra a programação da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.
“Foi possível constatar, nas apresentações, que os projetos de ensino responderam de forma ágil, com muita qualidade e entusiasmo, às novas e crescentes demandas. Com certeza, as ações desenvolvidas pelas equipes com certeza têm contribuído, especialmente neste momento, para fortalecer nosso compromisso de consolidar o direito à educação”, avaliou a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira.
A mostra, que prossegue nesta quinta-feira, dia 22, reúne 57 trabalhos vinculados aos programas de bolsas da Prograd: Monitoria de Graduação (PMG), de Incentivo à Formação Docente (PIFD), Pronoturno, de Inovação em Metodologias de Ensino (Pime), de Educação Tutorial (PET-MEC), de Imersão Docente do Centro Pedagógico (PID), de Monitoria do Ensino Técnico (PMET-Coltec) e PET-Interprofissionalidade.
Recursos vieram para ficar
“Nem todos os estudantes têm acesso fácil à internet, alguns precisam dividir os recursos com a família, por exemplo. Já houve aula em que um dos alunos não conseguiu acessar, e eu precisei relatar o conteúdo para ele”, contou a estudante Íris Figueiredo durante a apresentação do projeto A monitoria no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino em 2020: reflexões sobre o trabalho remoto. Ela destacou os benefícios proporcionados pelo uso de novas ferramentas, como Microsoft Teams, Google Docs e a plataforma Padlet. “Acredito que elas também ajudarão no ensino presencial”, disse.
No projeto Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão: interação, comunicação e democratização em tempos de ensino remoto emergencial, apresentado pela monitora Letícia dos Anjos, a novidade foi a iniciativa Diálogos sobre acessibilidade e inclusão, que consiste em uma série de seminários e aulas abertas transmitidos pelo canal do projeto no YouTube. “Temos visto a participação não só de estudantes, mas de professores de BH e de outras cidades”, relatou. Letícia contou, ainda, que, ao participar do projeto, aprendeu muito sobre promoção de acessibilidade no novo formato e teve a oportunidade de conhecer novas concepções teóricas e abordagens nesse campo.
Dinalva Andrade, participante do projeto Disciplina Fundamentos de Libras on-line, afirmou ter colaborado no processo de atualização do conteúdo da disciplina, o que exigiu discussões constantes com os outros bolsistas e as professoras. Entre essas modificações, o grupo fez revisão do material para garantir o cumprimento das normas-padrão, repensou textos e vídeos e desenvolveu estratégias para tornar o aprendizado mais interessante, com jogos e conteúdos em plataformas como YouTube e Instagram.
Novidades
Segundo o professor João Henrique Amaral, diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, o planejamento do evento foi complexo e exigiu mudanças. “Já havíamos feito uma renovação na edição do ano passado, e a expectativa era que pudéssemos ampliar e melhorar neste ano, quando deparamos com essa situação de pandemia”, disse.
Segundo ele, houve alterações na forma de inscrição dos trabalhos. Antes, era necessário encaminhar apenas o resumo pelo sistema. Em 2020, também foi preciso enviar pôster e vídeo. Além disso, todas as apresentações estão sendo realizadas em ambiente virtual.