Ensino

Semana da Graduação reflete mudanças trazidas pela pandemia

Participantes dos programas de bolsas responderam com entusiasmo ao novo cenário, avalia pró-reitora Benigna de Oliveira

Tela aberta em apresentação da Semana da Graduação
Tela aberta em apresentação da Semana da Graduação, que reúne trabalhos vinculados aos programas de bolsas da ProgradCarol Carvalho / Prograd

O desafio imposto pelo ensino remoto emergencial trouxe muitos ganhos em criatividade e inovação. Isso pode ser percebido nos trabalhos apresentados nesta quarta-feira, 21, no primeiro dia da 24ª Semana da Graduação, mostra que integra a programação da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.

“Foi possível constatar, nas apresentações, que os projetos de ensino responderam de forma ágil, com muita qualidade e entusiasmo, às novas e crescentes demandas. Com certeza, as ações desenvolvidas pelas equipes com certeza têm contribuído, especialmente neste momento, para fortalecer nosso compromisso de consolidar o direito à educação”, avaliou a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira.

A mostra, que prossegue nesta quinta-feira, dia 22, reúne 57 trabalhos vinculados aos programas de bolsas da Prograd: Monitoria de Graduação (PMG), de Incentivo à Formação Docente (PIFD), Pronoturno, de Inovação em Metodologias de Ensino (Pime), de Educação Tutorial (PET-MEC), de Imersão Docente do Centro Pedagógico (PID), de Monitoria do Ensino Técnico (PMET-Coltec) e PET-Interprofissionalidade.

Recursos vieram para ficar
“Nem todos os estudantes têm acesso fácil à internet, alguns precisam dividir os recursos com a família, por exemplo. Já houve aula em que um dos alunos não conseguiu acessar, e eu precisei relatar o conteúdo para ele”, contou a estudante Íris Figueiredo durante a apresentação do projeto A monitoria no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino em 2020: reflexões sobre o trabalho remoto. Ela destacou os benefícios proporcionados pelo uso de novas ferramentas, como Microsoft Teams, Google Docs e a plataforma Padlet. “Acredito que elas também ajudarão no ensino presencial”, disse.

No projeto Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão: interação, comunicação e democratização em tempos de ensino remoto emergencial, apresentado pela monitora Letícia dos Anjos, a novidade foi a iniciativa Diálogos sobre acessibilidade e inclusão, que consiste em uma série de seminários e aulas abertas transmitidos pelo canal do projeto no YouTube. “Temos visto a participação não só de estudantes, mas de professores de BH e de outras cidades”, relatou. Letícia contou, ainda, que, ao participar do projeto, aprendeu muito sobre promoção de acessibilidade no novo formato e teve a oportunidade de conhecer novas concepções teóricas e abordagens nesse campo.

Dinalva Andrade, participante do projeto Disciplina Fundamentos de Libras on-line, afirmou ter colaborado no processo de atualização do conteúdo da disciplina, o que exigiu discussões constantes com os outros bolsistas e as professoras. Entre essas modificações, o grupo fez revisão do material para garantir o cumprimento das normas-padrão, repensou textos e vídeos e desenvolveu estratégias para tornar o aprendizado mais interessante, com jogos e conteúdos em plataformas como YouTube e Instagram.

Novidades
Segundo o professor João Henrique Amaral, diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, o planejamento do evento foi complexo e exigiu mudanças. “Já havíamos feito uma renovação na edição do ano passado, e a expectativa era que pudéssemos ampliar e melhorar neste ano, quando deparamos com essa situação de pandemia”, disse. 

Segundo ele, houve alterações na forma de inscrição dos trabalhos. Antes, era necessário encaminhar apenas o resumo pelo sistema. Em 2020, também foi preciso enviar pôster e vídeo. Além disso, todas as apresentações estão sendo realizadas em ambiente virtual.

Carol Carvalho / Assessoria de Comunicação da Prograd