Silas Velozo lança livro de crônicas da história da família e relações com parentes e amigos
'A Duração das Avelãs' é composto por fotografias do acervo da família e ilustrações feitas por Vanessa Velozo, que assina a coautoria da obra
A Duração das Avelãs é o título do livro mais recente do escritor belo-horizontino Silas Velozo, também compositor, cantor e instrumentista. Na obra, o autor e sua irmã, Vanessa, narram a formação da família deles, sua trajetória e relações com parentes e amigos, em forma de breves crônicas que unem a poesia e o bom humor. O livro é dividido em cinco capítulos - "Infanciaral”, Meninícias”, “Adolescênion”, “Juventúti” e “Epílogrão” - e foca nos 50 anos da história familiar. A obra traz os tradicionais jogos de palavras e abrasileiramentos da escrita de Silas Velozo, além de um farto material iconográfico, composto por fotografias do acervo da família e ilustrações feitas por Vanessa Velozo, que assina a coautoria do livro.
Para compor um retrato amplo desse grupo familiar, o autor resgata também momentos de seus antepassados e retrata a vida em Belo Horizonte nos anos de 1960. O diário de Silas Velozo, escrito entre os 21 e 29 anos, nos anos 1970, foi a essência e o suporte na produção de seus dois livros de prosa. O primeiro, Olhos Jins, foi lançado em 2015 e é um romance em forma de diário, no qual o mineiro relata suas experiências da juventude e início da idade adulta.
O programa Universo Literário dessa terça, 12, recebeu o escritor Silas Velozo, que contou detalhes sobre a obra. Além disso, ele relatou como manter diários antigos influenciou na construção da sua identidade narrativa e ressaltou também como a trajetória da família se mistura com a história da capital mineira.
Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
A obra A Duração das Avelãs, de Silas Velozo, é uma publicação independente e já pode ser encontrada nas livrarias virtuais ou no site do autor.
Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória e Breno Rodrigues
Publicação: Alessandra Dantas