Ensino

UFMG inicia formação em projetos de ensino-aprendizagem

Curso, aberto na sexta-feira, ofertará atividades on-line e presenciais para docentes e técnicos-administrativos em educação

Atividade inaugural da formação, que terá atividades on-line e encontros presenciais
Encontro inaugural da formação, que terá atividades on-line e presenciais Foto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Foi aberta na última sexta-feira, dia 25, a Formação em projetos de ensino-aprendizagem, promovida pela Diretoria de Metodologias de Ensino e Inovação (Giz), da Pró-reitoria de Graduação.(Prograd). A atividade inaugural reuniu os participantes do curso, que teve todas as 25 vagas preenchidas.

“Sempre reforço que devemos dizer projeto de ensino-aprendizagem e não apenas projeto de ensino, pois existe ensino quando o aprendizado não ocorre?”, provocou Marcos Tarquínio, servidor técnico-administrativo em educação do Giz e um dos responsáveis pela organização da formação. 

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, fez um breve relato do que motivou a criação da formação. “O processo começou pela avaliação dos programas de bolsas da Prograd, em 2019, que resultou no Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) e gerou reflexão sobre o que são os processos de ensino-aprendizagem e sobre onde encontrar registros desses processos. Daí foram elaboradas as Diretrizes para Projetos de Ensino-aprendizagem”, disse. Bruno também reforçou a importância de o docente reservar um espaço para pensar sobre sua prática, a profissionalização do ensino e a formação continuada. 

“Estamos caminhando, na Prograd, para a profissionalização do ensino na UFMG”, explicou a professora Bréscia Nonato, diretora do Giz. A formação é uma das ações que a diretoria promove nesse sentido e integra o Laboratório de Formação em Docência do Ensino Superior (LabDocências).

Sobre a formação
O objetivo da formação, aberta a servidores docentes e técnico-administrativos, é desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avliação de projetos de ensino-aprendizagem que possam ser aplicadas nos cursos de graduação da UFMG. Oferecida na modalidade semipresencial, a formação é composta de atividades assíncronas, organizadas no Moodle, e encontros presenciais semanais, que serão realizados no campus Pampulha, sempre nas tardes de sexta-feira, até 24 de novembro.

Setor de Comunicação e Eventos da Prograd