Institucional

UFMG recebe visita de dirigentes da Embrapii, que fomenta pesquisa para inovação industrial

O presidente Álvaro Prata e o diretor de Operações, Marcelo Prim, farão apresentação na Reitoria e serão recebidos nas três unidades Embrapii da Universidade

Atividades dos serviços de caracterização do CTNano
Atividades dos serviços de caracterização no CTNano Foto: ctnano.org

A UFMG vai receber, nas próximas segunda e terça-feira (4 e 5 de agosto), a visita do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata, e do diretor de Operações da organização, Marcelo Prim. A Universidade tem três unidades Embrapii: Softwares para Sistemas Ciberfísicos, Inovação em Fármacos e Vacinas (Farmavax) e Materiais Avançados e Nanobiotecnologia.

Na tarde de segunda-feira, os dirigentes da Embrapii farão uma apresentação para diretores e pesquisadores da UFMG, na Reitoria, e visitarão o Departamento de Ciência da Computação, que abriga a unidade de Softwares para Sistemas Ciberfísicos. Na manhã de terça, eles vão conhecer a Farmavax – que congrega os centros de tecnologia (CTs) em Vacinas, Medicina Molecular, Terapias Inovadoras e Nanobiomateriais – e, à tarde, serão recebidos na unidade sediada no CTNano, o Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno.

Conhecimento conectado com a indústria
A Embrapii conecta o conhecimento científico da sua Rede de Unidades com a indústria por meio de um modelo ágil e de baixa burocracia, e investe recursos não reembolsáveis. A Rede de Unidades é formada por instituições de ciência e tecnologia públicas e privadas credenciadas para atender às demandas de inovação da indústria. A organização compartilha o risco na fase pré-competitiva da inovação para estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica. O objetivo é potencializar a força competitiva das indústrias brasileiras nos mercados interno e internacional.