UFMG vai sediar reunião anual da SBPC em 2017
Em 2017, ano em que completa nove décadas de fundação, a UFMG sediará, de 16 a 21 de julho, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Esta será a quinta vez que a Universidade recebe o maior evento científico da América Latina – além da 17ª edição, em 1965, sediou as reuniões anuais de 1975, 1985 e 1997. “Essa marca nos enche de orgulho, pois receber a SBPC é sempre uma honra”, diz o reitor Jaime Ramírez, em edição especial do Boletim, elaborada para apresentar a candidatura da UFMG à direção da SBPC.
“Na prática, a missão e os valores da SBPC não diferem em nada da missão e dos valores da UFMG, e isso está registrado nos vários momentos em que as histórias das duas instituições se entrelaçaram”, observa Jaime Ramírez.
No mesmo artigo, o Reitor afirma que a contemporaneidade impõe o desafio, importante e urgente, de discussão e definição “sobre o ethos das instituições ditas responsáveis pela produção do conhecimento científico”. Em sua opinião, a universidade pública brasileira não pode se furtar ao debate de seu tempo, uma vez que “a produção do conhecimento e a reflexão crítica são dimensões essenciais do projeto da universidade contemporânea.”
Ao comemorar 90 anos, a UFMG irá, segundo o Reitor, intensificar esse debate, em sintonia com a SBPC. “O que construímos e conquistamos deve servir de combustível e inspiração para refletirmos sobre o presente e o futuro”, resume.