Wanderley Guilherme dos Santos fala sobre o ‘golpe parlamentar e a politização da justiça'
Conferência será realizada nesta sexta, dia 9, na Escola de Engenharia
Nesta sexta-feira, 9, a partir das 14h, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos fará uma conferência com o tema Golpe parlamentar e a politização da justiça na sala de seminários 1004 da Escola de Engenharia. O evento integra o ciclo de Seminários Internacionais do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG.
Uma das principais referências da ciência política brasileira, Wanderley Guilherme é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na palestra, ele vai reverberar análises contidas no livro A democracia impedida: o Brasil no século XXI (Editora FGV, 2017), lançado há poucas semanas. Nele, Wanderley faz uma abordagem crítica das etapas do processo que culminou com o impedimento de Dilma Rousseff.
O cientista político examina o “comportamento dos eleitores às vésperas das eleições de 2014, a reeleição da presidente, as heranças do seu governo anterior e as insatisfações políticas com medidas no novo mandato, as comparações e distinções entre os eventos de 1964 e 2016, a democracia representativa, o golpe constitucional e o golpe parlamentar”, como se explica na sinopse do volume.
Há um ano, Wanderley concedeu uma entrevista ao Portal UFMG sobre a complexa conjuntura política brasileira, abordando, entre outros temas, a crise da esquerda e das instituições, o afastamento de Dilma Rousseff da presidência e a ascensão do atual governo. A entrevista foi realizada poucos meses após o pesquisador lançar o blog Segunda Opinião, no qual, desde então, vem escrevendo regularmente sobre a complexa conjuntura política brasileira.
Trajetória
Wanderley Guilherme dos Santos graduou-se em Filosofia e é doutor em Ciência Política pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. É um dos fundadores do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Pela Editora UFMG, publicou Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro (1870-1965), em 2002, e O cálculo do conflito - estabilidade e crise na política brasileira, em 2003, livro premiado no ano seguinte na categoria Ensaio, Crítica e História Literária pela Academia Brasileira de Letras. Também pela Editora UFMG, o sociólogo Otávio Soares Dulci organizou, em 2013, o volume Leituras críticas sobre Wanderley Guilherme dos Santos, sobre a obra do cientista político.