Websérie 'Ler e Ver BH' propõe novo olhar para as bibliotecas municipais de Belo Horizonte
Projeto consiste de cinco episódios e apresenta alguns dos centros culturais da cidade, com foco especial para as bibliotecas
Está no ar o projeto Ler e Ver BH, uma websérie de cinco episódios que apresenta alguns dos centros culturais da cidade, com foco especial para as bibliotecas. Os principais objetivos são propor um novo olhar para as bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte e fomentar o acesso a esses espaços, em diferentes regiões da capital mineira, falando de seus respectivos acervos e mostrando a programação dos centros culturais.
O projeto também apresenta entrevistas com escritoras mineiras contemporâneas, incentivando a criação literária e a visibilidade à literatura feminina. Outra atração são as performances poéticas de artistas locais. Os dois primeiros episódios, que já estão no ar, falam sobre os centros culturais Venda Nova e Urucuia.
O projeto Ler e Ver BH foi tema de entrevista no programa Universo Literário desta segunda-feira, 13. Na edição, a apresentadora Michelle Bruck, conversou com a designer e produtora cultural Milca Alves, coordenadora do projeto.
"O Ler e Ver BH surgiudo meu interesse como leitora e frequentadora das bibliotecas públicas. Eu fui, por muitos anos, moradora de Ribeirão das Neves, cidade da Grande BH, e quando eu me mudei pra Belo Horizonte, comecei a procurar bibliotecas que pudessem me atender como eu era atendida em minha cidade natal. Foi assim que eu descobri que, em BH, nós temos uma rede municipal de bibliotecas muito completa. Frequentando esses espaços, fiquei apaixonada por tudo o que eles oferecem. Mas ao tentar conversar com as pessoas sobre eles, as pessoas não os conheciam", explicou a produtora, ao ser questionada sobre suas motivações para dar início ao projeto.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael