Novas Formas De Saneamento

Acontece

INGLÊS SEM FRONTEIRAS

 

Estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG que fizeram o teste Toefl podem se inscrever até 26 de outubro, no site do Ministério da Educação, para três cursos presenciais de língua inglesa, oferecidos no âmbito do programa Inglês sem Fronteiras.

 

Os cursos Habilidades Acadêmicas Orais, Preparatório para o Toefl e Inglês para Sobrevivência, com 16 horas cada e aulas duas vezes por semana, terão início no dia 9 de novembro e terminarão em 12 de dezembro.

 

PLANTÃO PSICOLÓGICO

 

Servidores, professores, funcionários terceirizados, prestadores de serviço e alunos da UFMG interessados em receber orientação psicológica podem recorrer ao Plantão Psicológico, projeto de atenção à saúde mental oferecido à comunidade universitária pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SSP), do Departamento de Psicologia.

 

A iniciativa, gratuita, retomou as atividades na última semana, após período de recesso. Os atendimentos não precisam ser agendados. Os interessados devem se dirigir à sala 2066, no segundo andar da Fafich. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

A taxa é de R$ 1 por consulta. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-5070 e 3409-5071 e na página do Serviço.

 

MOBILIDADE INTERNACIONAL

 

Até 15 de novembro, docentes, servidores técnico-administrativos e alunos da graduação e da pós-graduação podem se inscrever para concorrer a bolsas de mobilidade acadêmica em universidades europeias pelo projeto Euro Brazilian Windows, do programa Erasmus Mundus.

 

Para alunos e professores, as áreas de estudo elegíveis do programa são engenharia e tecnologia, educação e artes. Para servidores, as universidades participantes oferecem cursos em áreas como recursos humanos, relações internacionais, novas tecnologias, imagem e comunicação.

 

Interessados em se candidatar a vaga em uma das 20 instituições europeias participantes devem se inscrever no site do projeto nas categorias 2 ou 3 – a última, destinada especificamente para alunos indígenas ou ingressantes na UFMG pelo sistema de cotas raciais.

 

 

NOVA FASE DO BH-TEC

 

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) publicou edital de licitação para seleção de parceiro imobiliário privado que desenvolverá a Fase II do seu projeto de expansão. O vencedor do certame deverá construir o primeiro dos cinco edifícios que compõem a nova etapa e garantirá, sob condições, o direito de construir os outros quatro. O primeiro edifício terá 60 mil metros quadrados de área construída, com 31 mil metros quadrados de área bruta locável. Essa área, mais de 10 vezes superior à do edifício atual, representará salto significativo na capacidade do Parque de receber empresas de inovação.

 

De acordo com o diretor-presidente do BH-TEC, professor Ronaldo Pena, trata-se da realização de "etapa absolutamente essencial para o sucesso do empreendimento". O edital está disponível no site. O prazo para recebimento de propostas se encerra em 13 de novembro.

 

Associação civil de direito privado sem fins lucrativos, de caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, o Parque abriga 17 empresas que se dedicam a investigar e desenvolver novas tecnologias, uma associação de biotecnologia, três centros de tecnologia da UFMG e seis empresas na categoria associada não residente. O BH-TEC abrigará também centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.

 

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

 

Profissionais das áreas de nutrição, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional podem se inscrever, até 6 de novembro, para participar do programa de Residência Integrada Multiprofissional do Hospital das Clínicas e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, modalidade de pós-graduação lato sensu, caracterizada pelo treinamento em serviço.

 

Há 40 vagas abertas para 2016, nas áreas de Saúde do Idoso, Saúde Cardiovascular e Intensivismo, Urgência e Trauma. O edital do processo seletivo está disponível aqui.

 

SUPERCOMPUTADOR NO ICB

 

Infraestrutura de ponta especializada em análises foi inaugurada no último dia 14, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Com custo aproximado de R$ 3 milhões, o Centro de Processamento de Alto Desempenho (CPAD) multiusuário é equipado com o supercomputador Sagarana, conjunto computacional (ou cluster) que possibilitará aos professores do ICB análises robustas, compartilhando o uso de ferramentas de informática e bioinformática.

 

Trata-se de "plataforma para desenvolvimento de soluções ainda não pensadas", segundo o professor Miguel Ortega, coordenador do CPAD e subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Bioinformática do ICB. Segundo ele, o Sagarana pode, por exemplo, simular a evolução de populações de uma determinada espécie, cálculo extremamente complexo e difícil. "O equipamento possibilita o desenvolvimento de um sem-número de novas abordagens", enfatiza Ortega.

 

Além do cluster Sagarana, o CPAD hospeda as máquinas Sarapalha, que funciona como porta de entrada e servidor para transferência de arquivos, e Bioinfo, que operará portal para ferramentas de bioinformática desenvolvidas no Instituto.