Violência e Sonhos

Acontece

Muitas culturas nos Campi

Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o edital que selecionará propostas de artistas e grupos interessados em participar do programa Muitas culturas nos campi. Iniciativa da Diretoria de Ação Cultural (DAC), o programa será realizado de junho deste ano a junho de 2017, em Belo Horizonte, Montes Claros e Tiradentes.

As propostas podem ser inscritas em duas categorias: Jovens talentos, destinada à comunidade universitária de instituições públicas de ensino superior, e Percursos, para grupos da comunidade geral.

O objetivo do programa é estruturar agenda de apresentações artísticas nas áreas de música, dança, performance (incluindo as literárias), teatro e circo, em Belo Horizonte (campi Pampulha e Saúde, Conservatório e Centro Cultural UFMG), Tiradentes (campus cultural) e no campus regional de Montes Claros. Os editais e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da DAC: www.cultura.ufmg.br.

Apoio a eventos

Professores e servidores técnico-administrativos podem inscrever propostas, até as 17h do dia 11 de abril, para a primeira entrada de 2016 do edital do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie). Os eventos inscritos devem despertar interesse técnico, científico, esportivo ou artístico.

O Paie oferece apoio à realização de eventos acadêmicos para as diferentes áreas do conhecimento com recursos das pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. Neste ano, a submissão de propostas será feita exclusivamente pelo Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215.

Grafite

Painel Geração Coca-cola, de Gud
Painel Geração Coca-cola, de Gud Foca Lisboa

As paredes do prédio da Fafich, no campus Pampulha, estão sendo ocupadas por 12 grafiteiros de Belo Horizonte que produzem obras com o tema Humanidades e condição humana. As criações tratam de questões contemporâneas como o consumismo, a própria cidade e as vivências dos artistas. Os grafites, selecionados por meio de edital, fazem parte da reforma da Fafich, iniciada em 2015, que inclui a revitalização de banheiros e auditórios. Quanto à abertura desse espaço, o diretor da unidade em exercício, professor Carlo Gabriel Pancera, comenta que “o concurso de grafite serve para sinalizar disposição da comunidade acadêmica de dialogar com ambiente de que ela faz parte”.

Seminário de Diamantina

Até 15 de abril, pesquisadores de todo o país podem submeter trabalhos à comissão organizadora do 17º Seminário sobre a Economia Mineira, que será realizado de 29 de agosto a 3 de setembro, na cidade de Diamantina (MG). Cada trabalho deve ser submetido exclusivamente por formulário on-line disponível no site www.cedeplar.ufmg.br, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar). 

Organizado pelo Cedeplar a cada dois anos, desde 1982, e tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, o evento tinha por objetivo, originalmente, congregar os estudiosos que têm Minas Gerais por objeto de reflexão. Ao longo das últimas edições, o Seminário cresceu e abriu-se a outros temas.

Podem ser inscritos trabalhos nas áreas de história econômica e demografia histórica, economia, demografia e políticas públicas. Serão aceitos textos sobre Minas Gerais ou que abordem temas nacionais ou outros recortes espaciais. Mais informações podem ser obtidas no site do Cedeplar ou pelo e-mail seminarios@cedeplar.ufmg.br.

Erramos: Livro de Boris Groys

A matéria Abordagem insólita, publicada na edição 1.931, de 7 de março deste ano, informa que o livro Arte poder, de Boris Groys, recém-lançado pela Editora UFMG, é o primeiro desse autor traduzido no Brasil. Na verdade, há, pelo menos, uma outra obra de Groys publicada no país: Introdução à antifilosofia (Edipro), com tradução de Constantino Luz de Medeiros, professor da Faculdade de Letras da UFMG.