Entre o futuro e a memória
UFMG inicia comemorações dos seus 90 anos de fundação com exposição e lançamento de hotsite e selo
Solenidade na Sala de Sessões da Reitoria marca, na tarde desta quinta, dia 8, a abertura das comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de setembro de 2017. Na cerimônia, serão lançados hotsite, que reunirá todas as informações relativas ao tema, e selo que durante os próximos 12 meses vai ilustrar produtos informativos e de comunicação alusivos à comemoração. Também será inaugurada a exposição Dom Quixote, Portinari e Drummond, releituras de Cervantes, coordenada pela Diretoria de Ação Cultural.
“A ideia é discutir os desafios contemporâneos, em termos acadêmicos, nas várias áreas do conhecimento”
Organizadas por comissão presidida pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, as comemorações vão incluir atividades que congreguem todos os setores da vida institucional. Estão programados eventos culturais e acadêmicos e debates a respeito de importantes temas da atualidade. De acordo com documento elaborado pela Comissão dos 90 anos, “as atividades propostas desdobram-se em duas direções distintas e, ao mesmo tempo, complementares”. A primeira pretende explorar o posicionamento da UFMG no futuro e as potencialidades para sua crescente atuação nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. O segundo viés é o do resgate de histórias e memórias da Universidade, “a fim de melhor situá-la no contexto presente, indicando também caminhos e trajetos para sua atuação futura”.
Para atender a esse objetivo, está programado ciclo de conferências com participação de pesquisadores internacionais. “A ideia é discutir os desafios contemporâneos, em termos acadêmicos, nas várias áreas do conhecimento”, comenta Sandra Goulart Almeida. As conferências serão publicadas em livro que se somará aos demais lançamentos de publicações por ocasião das festividades. Também haverá eventos acadêmicos que reunirão dirigentes universitários e pesquisadores para discutir o compromisso social das instituições de ensino superior, o futuro da Universidade e sua inserção regional na América Latina.
Segundo a vice-reitora, as unidades acadêmicas têm participado ativamente na construção da agenda dos 90 anos, que também incluirá atividades artísticas e culturais e premiações como a Medalha de Honra UFMG, que desde 2001 destaca ex-alunos pela relevância de sua atuação profissional e social. A programação inclui a realização, de 16 a 21 de julho de 2017, da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
De acordo com o reitor Jaime Ramírez, os temas da programação estão sendo propostos em sintonia com o atual momento, caracterizado por desafios, incertezas e por pelo menos uma convicção: a de que instituições como a UFMG são a soma das individualidades, “mas que forma um conjunto que é muito maior do que todos nós”. Ele acredita que esse traço, típico de instituições sólidas, garante sua permanência e longevidade, a despeito das dificuldades conjunturais. “Em quase 90 anos de trajetória, a UFMG nunca se afastou do seu compromisso com a construção de um país mais justo, equânime e solidário, e vamos prosseguir nessa rota”, afirma o reitor.
Na internet
O site dos 90 anos contará a história da Universidade por meio de referência a fatos marcantes desde sua fundação, conterá galeria de alunos notáveis, vídeos, documentários, notícias e agenda de eventos produzidos ao longo de um ano inteiro. “Trata-se de espaço em construção, que irá se ampliar à medida que outros eventos sejam planejados e incorporados à agenda”, explica o diretor de Divulgação e Comunicação Social, Marcílio Lana.
Ele acrescenta que as instruções para uso do selo que ilustrará todas as peças institucionais nesse período serão divulgadas no próprio hotsite.
Comissão
Jaime Ramírez, reitor
Sandra Goulart Almeida, vice-reitora (presidente da comissão)
Roberto Baracat, diretor de Cooperação Institucional
Leda Martins, diretora de Ação Cultural
Denise Pedrón, vice-diretora de Ação Cultural
Ricardo Takahashi, pró-reitor de Graduação
Walmir Caminhas, pró-reitor adjunto de Graduação
Denise Trombert, pró-reitora de Pós-graduação
Humberto Stumpf, pró-reitor adjunto de Pós-graduação
Ado Jorio, pró-reitor de Pesquisa
Mônica Leão, pró-reitora adjunta de Pesquisa
Benigna Oliveira, pró-reitora de Extensão
Cláudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão
Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis
Rodrigo Ednilson, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis
Maria José Grillo, pró-reitora de Recursos Humanos
Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos
Marcílio Lana, diretor de Divulgação e Comunicação Social
Tacyana Arce, diretora adjunta de Divulgação e Comunicação Social
Aparecida Spínula, coordenadora de Assuntos Comunitários
Maria Juliana Gambogi Teixeira, diretora da Faculdade de Letras
Tatiana Pereira Queiroz, coordenadora do Programa Sempre UFMG