Cerveja sem fraude, cachaça sem impureza

Acontece

Imagens e sons

O Centro Cultural UFMG vai sediar, de 28 a 30 de novembro, o colóquio Arte e cultura: as imagens e os sons entre os domínios do saber e do fazer, cujo objetivo é estimular o diálogo entre história da arte, história e história cultural, tendo como eixos a música, a pintura, a escultura e a decoração retabular. A arquitetura, o urbanismo, a história moderna e a antiga ou medieval também serão temas de discussões. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro, pelo e-mail coloquioartecultura@gmail.com. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, na região central da capital.

Especialização em gramática

Professores dos níveis fundamental e médio e outros profissionais podem se inscrever, até 30 de novembro, na seleção do curso de especialização em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino, que será realizado no primeiro semestre letivo de 2017. Oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, o curso tem o objetivo de formular questões contemporâneas acerca da descrição e análise gramatical com base na revisão da perspectiva teórica tradicional. Esse exercício leva em conta novos fenômenos do português do Brasil e a aplicabilidade das propostas teóricas ao ensino da língua. Mais informações estão disponíveis no site da FALE.

Apoio a eventos

Servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG podem submeter, até 10 de novembro, propostas de eventos de caráter técnico, científico, esportivo e artístico ao edital do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie), em sua última entrada do ano. Podem concorrer eventos com custo máximo de R$ 3 mil e realização prevista para o período de janeiro a abril de 2017.

O Paie oferece auxílio para a realização de eventos acadêmicos com recursos das pró-reitorias acadêmicas – graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação. Poderão ser contempladas propostas de iniciativas em diferentes formatos, desde que não vinculadas a projetos de cursos de extensão, graduação, pós-graduação ou semelhantes. Mais informações podem ser obtidas na Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (31) 3409-3215. O edital do Paie está disponível no site da Proex.

Geoprocessamento

Até 11 de novembro, estão abertas as inscrições para a 17ª edição do curso de especialização em Geoprocessamento, coordenado pelo Departamento de Cartografia. São oferecidas 34 vagas, destinadas a profissionais graduados com interesse em aperfeiçoar ou adquirir conhecimentos sobre técnicas modernas de geoprocessamento.

Na atividade, com realização prevista de fevereiro a dezembro de 2017, o aluno terá acesso a laboratórios e será encorajado a desenvolver projeto de interesse de sua organização, com acompanhamento permanente de professores-orientadores e monitores. Mais informações sobre o curso e os procedimentos de inscrição, seleção e registro acadêmico estão disponíveis em pelo site da Extensão Universitária.

Magna Charta Universitatum

A UFMG é uma das novas signatárias da Magna Charta Universitatum, documento que se tornou referência para a definição dos valores e princípios fundamentais das universidades. A adesão foi oficializada no último dia 21, nas comemorações do 28º aniversário da carta, durante evento anual realizado pela primeira vez fora da Europa, na Universidade de São Paulo (USP). 

Na condição de novo signatário, o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, participou da mesa A universidade em 2038: o que esperamos?, que promoveu reflexão sobre as instituições de ensino no ano em que o Observatório Magna Charta Universitatum completa 50 anos.

“Em 1988, quando 388 reitores assinaram a carta, o desafio era construir um sistema mundial de excelência que fortalecesse as democracias. Essa meta continuará nos desafiando em 2038, acrescida da urgência de favorecer o acesso de camadas desfavorecidas ao ensino superior gratuito e de qualidade”, disse Jaime Ramírez, destacando também a educação como “bem público que deve servir aos propósitos de desenvolvimento dos países e não ao mercado”.

Índice glicêmico

Projeto de pesquisa do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem está recrutando voluntários para participação em pesquisa que vai determinar o índice glicêmico de oito fórmulas enterais. De acordo com a professora Flávia Moraes, o índice glicêmico é a medida de aumento da glicemia após o consumo de determinado alimento ou dieta. “As fórmulas enterais são muito utilizadas em pacientes hospitalizados que não conseguem se alimentar pela boca”, explica. Assim, conhecer as fórmulas que apresentam menor índice glicêmico pode auxiliar nutricionistas e equipes de terapia nutricional no controle de pacientes hospitalizados.

Interessados devem ter mais de 18 anos, peso adequado para altura, não apresentar diagnóstico de diabetes e nenhum outro problema de saúde. Para participar, é preciso ter disponibilidade para comparecer no Laboratório de Avaliação Nutricional da Escola de Enfermagem (Avenida Alfredo Balena, 190, Centro) em três momentos distintos pela manhã, que serão marcados de acordo com a disponibilidade de cada participante. O contato deve ser feito pelo e-mail projetoindiceglicemico@gmail.com.