Desvendando os sinais

Aula de direitos humanos

Racismo e gênero serão abordados em palestras na tarde de quinta-feira

A inédita Formação Transversal em Direitos Humanos oferece, neste semestre, três disciplinas abertas a estudantes de todos os cursos de graduação. Sua aula inaugural, nesta quinta-feira, 16, das 14h às 16h30, será proferida pelo cineasta Joel Zito e por Luma Nogueira de Andrade, da ­Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, primeira professora doutora travesti a fazer parte do quadro de docentes efetivos de uma universidade pública federal. A atividade ocorrerá no auditório da Reitoria.

Luma Nogueira: análise crítica e histórica
Luma Nogueira: análise crítica e histórica Acervo pessoal

Joel Zito antecipa as reflexões que nortearão sua participação na aula. “O antropólogo Kabenguele Munanga diz que no Brasil o racismo é um crime perfeito. E o grau máximo de perfeição a que um crime pode chegar é quando o criminoso transfere a responsabilidade para suas vítimas”, diz o cineasta. Para ele, o racismo é um crime ainda mais perfeito, pois se funda na ideologia do branqueamento. “Esse é o ponto de partida e de chegada em minha aula inaugural”, diz.

A professora Luma Nogueira informa que apresentará uma análise ­crítica e histórica dos direitos humanos com base na interseção de gênero e sexualidades não hegemônicas. “O objetivo central é problematizar a temática”, afirma.

Serão emitidos certificados de participação para aproveitamento como atividade complementar. Mais informações pelo telefone 3409-4595 ou pelo e-mail redes@proex.ufmg.br.

Da Redação