A prática de atividades físicas faz bem para o corpo e a mente, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e depressão. Além disso, fortalece ossos e músculos, melhora a disposição e estimula o convívio social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, semanalmente, no mínimo 150 minutos de atividade física leve ou moderada ou 75 minutos de exercícios com maior intensidade.
A educação física envolve conhecimento multidisciplinar e prática pedagógica sobre um conjunto de atividades físicas e esportivas como esportes, danças, lutas, ginásticas e jogos. Na UFMG, a graduação é oferecida nas modalidades licenciatura (formação de professores para a educação básica) e bacharelado, que forma profissionais para atuação em áreas diversas, como academias, escolas de esportes e de dança, clubes e federações esportivas, entre outros.
O sonho de ser professor foi a motivação de Tito Lívio Loureiro Ferreira Souza, 23, aluno do nono período, para cursar educação física. “Escolhi licenciatura para poder ensinar. Sou apaixonado pela área escolar e pela ideia de formar novas pessoas”, diz.
A educação física da UFMG tem o objetivo de formar profissionais generalistas, com conhecimentos em diversas áreas afins, como bioquímica, anatomia, fisiologia do exercício, psicologia do esporte, ciências sociais e pedagogia. O curso oferece várias disciplinas optativas e oportunidades que permitem ao aluno direcionar seu percurso formativo de acordo com seus interesses.
“Percebi que minha formação não estaria completa se eu não aproveitasse as diversas oportunidades oferecidas, como os grupos de ensino, pesquisa e extensão; monitorias; estágios; cursos; palestras e congressos. Também há professores muito qualificados, recursos materiais e espaços físicos que possibilitam maior aprofundamento dos conteúdos apresentados nas aulas”, descreve Tito.
Centro de Estudos de Cognição e Ação, Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Laboratório de Biomecânica, Laboratório de Carga, Laboratório de Fisiologia do Exercício e Laboratório de Psicologia do Esporte são alguns dos laboratórios disponíveis para o aprendizado dos alunos. A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) também oferece quadras esportivas, piscinas, academias, salas de dança, ginásios e conta com a infraestrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) e da Faculdade de Educação (FAE).
Tito participou de vários projetos como Colônias de Férias, Ciências Para Todos e Programa de Educação Tutorial – Educação Física e Lazer (PET). É monitor da disciplina fundamentos de libras e um dos idealizadores do projeto de extensão Tarde de Jogos, que promove oficinas práticas de vivências com jogos analógicos. “O objetivo do projeto é oferecer à comunidade acadêmica uma opção para utilizar seu tempo livre, além dos benefícios dos jogos, como coordenação motora, raciocínio, tomada de decisão, capacidade de abstração e trabalho em equipe”, conta.
A TV UFMG acompanhou uma dessas tardes de jogos.
Bacharelado
Na modalidade bacharelado, o curso de educação física forma profissionais aptos a prestarem serviços em atividades físicas, desportivas, recreativas e de gestão, em instituições públicas e privadas. O bacharelado é ofertado nos turnos diurno e noturno. Com o intuito de possibilitar ao aluno do noturno mais autonomia e flexibilidade com relação às disciplinas complementares, algumas disciplinas ou suas ordens sequenciais são diferentes nos dois turnos. Por este motivo, as duas ofertas têm matrizes curriculares distintas. No bacharelado, o estágio obrigatório começa no 5º período.
Licenciatura
Ofertada apenas no turno diurno, prepara professores de educação física para atuarem em escolas de ensino básico. Há disciplinas comuns ao bacharelado e outras específicas do ensino escolar, relacionadas o aprendizado da prática do ensino de educação física e de suas diversas modalidades esportivas. Muitas disciplinas são cursadas na FAE. O estágio do estudante de licenciatura ocorre a partir do 6º período.
PARA SABER MAIS
Estrutura curricular
Licenciatura https://ufmg.br/cursos/graduac...
Bacharelado (noturno) https://ufmg.br/cursos/graduac...
(diurno) https://ufmg.br/cursos/graduacao/2364/91200
Relação de candidatos por vaga:
Bacharelado: 36,32 (diurno), 62,7 (noturno)
Licenciatura: 24,48
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu):
Bacharelado: 699,52 (diurno), 692,5 (noturno)
Licenciatura: 669,56
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): 4, em 2017, para a licenciatura e 5, em 2016, para o bacharelado.