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Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

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História

Quando criança, Roberth Freitas, 20, era apaixonado por lendas e acontecimentos do passado. “A ideia de deuses e sociedades antigas, guerras, revoltas, revoluções… eu sempre gostei de fantasia, e a história me pareceu o lugar onde estaria mais próximo disso. Esses grandes momentos históricos da nossa memória acabaram me conduzindo para esse curso já na infância, lá no ensino fundamental”. Hoje, ele está no sexto período da licenciatura em História na UFMG voltado, sobretudo, para a formação de professores do ensino básico.

A graduação em história também tem a opção de ser cursada na modalidade bacharelado, voltada para a formação de pesquisadores e assessores culturais para atuação em instituições públicas e privadas, sobretudo de preservação do patrimônio histórico e cultural, desenvolvendo investigações históricas ou atividades de difusão cultural. E apesar do imaginária infantil de Roberth coincidir com o de boa parte dos estudantes que chegam à Universidade interessados em estudar história, não é apenas do passado que trata o curso.

História
História Pedro Antuña

Aprender história, nos dias atuais, tem menos a ver com dominar certos acontecimentos sobre o passado e mais com a habilidade de se pensar sobre ele tendo sempre em vista o tempo presente, as fontes e as ferramentas teóricas e metodológicas necessárias à análise. Por esse motivo, no quadro das disciplinas e na grade curricular, os procedimentos, práticas e métodos são indissociáveis da análise histórica, pois é sobre esse conjunto que se faz o pensar histórico. 

Em comum, bacharelado e licenciatura dividem na grade curricular disciplinas de conteúdo histórico e das ciências afins e disciplinas de caráter teórico, metodológico e historiográfico. Sendo assim,  conteúdos em comum abrangendo história antiga, moderna, do Brasil e da África, dentre outros temas, são ofertadas aos estudantes das duas modalidades, que podem solicitar continuidade de estudos na outra tão logo terminem a primeira.


Bacharelado

Como campo de conhecimento, a história abre-se a novos sujeitos, novos objetos e novas metodologias, estabelecendo cada vez mais nexos interdisciplinares com os estudos literários, as demais ciências humanas, as artes e as ciências naturais. O campo de trabalho para o bacharel historiador também tem crescido com as possibilidades de atuação na assessoria à mídia impressa e falada, à televisão e ao cinema, vide o sucesso das séries produzidas por produtores de filmes on demand que misturam ficção e conteúdo historiográfico, como os aclamados sucessos  Vikings e Versailles.

A pesquisa e a docência no ensino superior, e a atuação em museus, centros históricos e arquivos, continuam sendo as principais áreas de atuação do bacharel historiador. Por isso, as disciplinas específicas do bacharelado visam propiciar ao estudante familiaridade com a análise de documentos históricos; capacidade de desenvolver uma pesquisa bibliográfica, posicionando-se criticamente face à historiografia, e familiaridade com o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza histórica.

Para o bacharel historiador, interessa compreender criticamente e revelar a história das diferentes sociedades e comunidades e dos distintos processos, acervos e patrimônios . Um exemplo é a pesquisa que buscou revelar as histórias do campus Pampulha da UFMG, que pode ser conferida na reportagem da TV UFMG.


O bacharelado em história é ofertado apenas no período diurno vespertino.


Licenciatura

Não é possível formar professores de história que não sejam historiadores. Por isso, estudantes da licenciatura são incentivados a participar de grupos de pesquisa. Roberth, por exemplo, pesquisa história da África em sua iniciação científica voluntária, além do  estágio na Residência Pedagógica, em que acompanhará por um ano e meio as aulas ministradas por um professor de história formado, na rede estadual de Belo Horizonte.
“Ao estudar História, nós começamos a perceber como ela é construída e passamos a nos ver como agentes dessa história. Isso significa perceber o quanto temos força para mudar a sociedade, assim como a história que ela constrói. Um dos motivos pelos quais escolhi a docência é a chance de levar essa mudança para fora da universidade”, revela.

A licenciatura pode ser cursada no período diurno/vespertino ou no noturno.


PARA SABER MAIS

Estrutura curricular
Bacharelado: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Licenciatura: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 13,66 (bacharelado/diurno)
20,34 (bacharelado e licenciatura/noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 726,44 (bacharelado/diurno)
712,28 (bacharelado e licenciatura/noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2017: 5