22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG
Cerca de 90 artesãos de 28 municípios vão expor, de 8 a 13 de maio de 2023, a vasta produção de artesanato, arte, bordado e tecelagem na Praça de Serviços durante a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG. Em sua 22ª edição, o evento, organizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult), volta a ser realizado na semana que antecede o Dia das Mães. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A Feira, anual, tem o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artistas do Vale e ampliar o diálogo de artesãos e artistas com a universidade e a comunidade local. A iniciativa também aumenta as possibilidades de comercialização dos produtos com preços atrativos para os moradores de Belo Horizonte e cidades próximas. Para a maioria dos participantes, a Feira promovida pela UFMG é hoje o melhor local de vendas em âmbito nacional.
Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia de covid-19, foram realizadas mostras virtuais no site do Polo Jequitinhonha, também divulgadas em redes sociais. Em 2022, a feira ocorreu em setembro, em formato presencial.
Frei Chico
Também estão previstas apresentações musicais, exposição e homenagem ao religioso Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, que morreu em janeiro deste ano, aos 83 anos. Três shows serão realizados nos dias 8 (violeiro Victor Batista), 9 (Adelita Siqueira) e 12 (Beatriz Farias e Tau Brasil), sempre às 12h30.
O show em homenagem a Frei Chico será na quarta-feira, 10 de maio, às 11h30, com presença de Rubinho do Vale, Lira Marques e Coral Trovadores do Vale, que também se apresenta no dia 11, às 17h30.
Nascido na Holanda, Frei Francisco Van der Poel chegou ao Brasil na década de 1960. O frade franciscano morou durante muitos anos em Araçuaí, município do Vale do Jequitinhonha, e dedicou mais de 40 anos de sua vida a pesquisar a cultura do Vale. Ele fundou o coral Trovadores do Vale e escreveu o Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil, com 8,5 mil verbetes e 350 ilustrações.
Além dos shows, uma tenda com exposição de objetos, livros e vídeos de Frei Chico será montada na Praça de Serviços. A artesã Lira Marques, mestra de ofício, ceramista e parceira do religioso em suas pesquisas, estará presente.