50 anos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG está comemorando 50 anos de fundação marcados pela formação de pesquisadores de alta qualificação, pela produção de conhecimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Desde o início, a história do PPGEM é caracterizada pela parceria com a indústria e por uma uma atuação relevante no desenvolvimento da mineração e dos setores petroquímico, automobilístico, aeroespacial, siderúrgico, entre outros. “O PPGEM foi fundado em 1971 no antigo Instituto de Pesquisas Nucleares, onde hoje é o CDTN. De lá para cá, vem crescendo em termos de multidisciplinaridade. No início, era muito voltado para a área de Metalurgia e atualmente tem quatro áreas de pesquisa: Metalurgia Física e de Transformação, Ciência e Engenharia de Materiais, Metalurgia Extrativa e Tecnologia Mineral”, explica o professor Rodrigo Oréfice, atual coordenador do programa.
São mais de mil dissertações e 350 teses defendidas, com milhares de artigos publicados que contribuem para o aumento da competitividade da indústria mineira. “Agregamos pessoas de diferentes formações, não só docentes, mas também alunos da Química, da Física, da Engenharia Metalúrgica, da Engenharia de Minas, da Engenharia Química, além de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Odontologia”, exemplifica Oréfice.
Classificado com conceitos entre 6 e 7, pontuações máximas da avaliação da Capes, o PPGEM dedica-se à proposição de soluções tecnológicas para mitigar problemas ambientais e de segurança associados às atividades mineradoras, metalúrgicas e de materiais.
Uma de suas metas é ampliar a pluralidade e inclusão, compromisso que já se reflete em números. Em 2020, por exemplo, 40% das dissertações e 53% das teses foram defendidas por mulheres.
Celebração
Para celebrar o aniversário, o PPGEM promove nesta semana encontros com professores, pesquisadores e servidores para relembrar essa trajetória. Na quinta-feira, 14 de outubro de 2021, haverá uma mesa-redonda com os fundadores do programa e uma homenagem às pessoas que fizeram parte de sua história. Também serão lançados a logomarca comemorativa, o novo site e os perfis do PPGEM nas redes sociais.
Na sexta-feira, dia 15, a comemoração continua com um encontro que homenageará os mais 1 mil pesquisadores que ajudaram a construir o programa.
Todos os eventos serão transmitidos no canal do PPGEM no YouTube.