Anita Malfatti, Guimarães Rosa e congado inspiram oficinas do 53º Festival de Inverno; inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a oficina virtual Colorindo o mundo: autorretratos com Anita Malfatti e o sertão, que integra a programação do 53º Festival de Inverno UFMG. A atividade, gratuita, agendada para os dias 26 e 28 de julho de 2021, às 14h, é aberta a crianças a partir de 9 anos. As vagas são limitadas a 20 participantes, que poderão participar de um ou dois dias, com direito a certificado. Os encontros serão realizados na plataforma Zoom.
A oficina propõe uma reflexão sobre a relação com o tempo-espaço e a maneira como os acontecimentos afetam os indivíduos. Com base nessa reflexão, o público, principalmente o infantil, construirá autorretratos, utilizando como fundo a paisagem do sertão, lugar característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Com materiais disponíveis em casa, como lápis, papel, tecido, linha, entre outros, os participantes são convidados a voltar o olhar para si e para o seu entorno.
A iniciativa foi concebida pela equipe do Educativo do Centro Cultural UFMG, em parceria com o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG. Os interessados em participar precisam apenas ter em mãos um dispositivo com acesso à internet e à plataforma Zoom.
A atividade se inspira no trabalho da artista brasileira Anita Malfatti, em diálogo com os elementos da exposição virtual Sertão mundo, que será aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em agosto deste ano. Segundo a coordenadora da oficina, Iêda Rodrigues, a proposta é oferecer uma opção de acesso ao lazer e à cultura de forma segura durante o período de isolamento social. “Fim de julho é época de férias escolares, e é importante que os pais ofereçam acesso a atividades lúdicas para seus filhos, principalmente no período de pandemia, que tem sido tão difícil para as crianças”, afirma.
Desde o início da pandemia, o Centro Cultural e o Espaço do Conhecimento UFMG promovem oficinas e outras atividades on-line para públicos de diversas idades.
Criação musical com mestres do congado
Outra oficina que será ofertada durante o 53º Festival de Inverno UFMG é a de Criação em diálogo com a tradição: a Barca encontra mestres do congado, que ocorre no dia 31 de julho, às 15h, com o objetivo de retomar os fundamentos das tradições do congado mineiro, em especial, sua musicalidade.
A atividade, que não exige inscrição prévia, será ministrada pelos mestres Dirceu e Luiza Ferreira, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, comunidade quilombola que mantém há mais de 100 anos as guardas de Congo e Moçambique. Na condução da atividade também estarão os músicos do grupo paulista A Barca, que já percorreu o país registrando manifestações musicais da cultura popular. A oficina será transmitida ao vivo pelo canal Cultura UFMG no YouTube e fornecerá certificados aos participantes.
Outras informações sobre o 53º Festival de Inverno UFMG e o caminho para as inscrições estão no site do evento.