Ars Nova participa de concerto em homenagem a Andrés Segovia e Garcia Lorca
O concerto 1 banquinho, 1 violão e 22 vozes: música para violão, coro e violão e coro será apresentado pelo violonista Celso Faria e pelo Ars Nova – Coral da UFMG nos dias 18 e 25 de maio de 2023, sempre às 19h30. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, ocorrerão, respectivamente, no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e no Conservatório UFMG.
1 banquinho, 1 violão e 22 vozes propõe abordar diferentes aspectos musicais de origem hispânica e latino-americana. O violão, originário da Península Ibérica, está intimamente ligado à cultura e à história desses dois povos.
Dois artistas espanhóis serão homenageados em vozes e violão, o músico Andrés Segovia e o dramaturgo Federico García Lorca. Dono de um repertório clássico para salas de concerto, Segovia foi considerado o pai do violão erudito moderno. Compositores como o brasileiro Heitor Villa-Lobos, o italiano Mario Castelnuovo-Tedesco, o espanhol Moreno Torroba e o mexicano Manuel Ponce escreveram obras dedicadas a ele, que serão tocadas por Celso Faria.
Federico García Lorca, por sua vez, foi o poeta de maior influência e popularidade da literatura e do teatro espanhóis do século 20. Sua obra abrange prosa, poesia e teatro, e seu estilo é marcado por simbologia e referências à cultura tradicional e popular. García Lorca foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, e os motivos do seu assassinato são incertos. Criados em sua homenagem, quatro poemas musicados para coro à capela pelo finlandês Einojuhani Rautavaara serão cantados pelo coral.
Ao fim do concerto, Celso e Ars Nova se juntam, sob a regência de Lincoln Andrade, para interpretar Romancero gitano, de Mario Castelnuovo-Tedesco, com poemas de Federico García Lorca.
Programa
Violão solo:
Preambulo – Federico Moreno Torroba (1891-1982)
Estudo nº 8 – Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Tarantela – Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
Sonatina meridional – Manuel María Ponce (1882-1948)
Coro:
Suíte Lorca, opus 72 – Einojuhani Rautavaara (1928-2016)
1. Canción de jinete
2. El grito
3. La luna asoma
4. Malagueña
Violão e coro:
Romancero gitano, opus 152 – Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
1. Baladilla de los tres rios
2. La guitarra
3. El puñal
4. Procession
a. Passo
b. Saeta
5. Memento
6. Baile
7. Crótalo