Artista catarinense reúne objetos descartáveis em exposição no Centro Cultural
O artista catarinense Jean Belmonte leva ao Centro Cultural UFMG a exposição A im(permanência) das coisas, na qual reúne objetos que caracterizam fragilidade e instabilidade.
A mostra será aberta nesta sexta-feira, 28 de abril de 2023, às 19h, e poderá ser visitada até 4 de junho, de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.
Na construção das obras de Jean, são usados materiais e objetos descartáveis, como pedaços de papelão e madeira, jornais e caixas de fósforos. A intenção do artista é "localizar certa pré-configuração estética e geométrica nos materiais, preservando sua essência original", conforme texto de divulgação.
Trajetória
Jean Belmonte é professor de Arte Contemporânea no Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, designer gráfico e artista plástico. É bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Tecnologia e Educação de Maringá, especialista em Arte Contemporânea pela PUC Minas e em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), além de mestre em Artes pela mesma instituição. Atualmente, Jean trabalha a particularidade do objeto, sua efemeridade e transitoriedade, alinhando-o à estética geométrica. Nessa linha de pesquisa, já integrou as exposições Inserções no tempo (2022), Poéticas de um outro (2021) e Geometrias sensíveis (2020). Jean foi finalista do concurso Volvo C30 de Arte Digital, promovido pela Volvo em parceria com a revista Zupi. Suas obras podem ser vistas nas galerias Orlando Lemos, em Nova Lima, e Belizário, em São Paulo.