Bases moleculares da covid-19 é tema de ciclo promovido pela pós-graduação em Genética
Com o objetivo de reunir informações atualizadas sobre as bases moleculares de infecção pelo novo coronavírus, o Programa de Pós-graduação de Genética, em parceria com o projeto Ciência para Você e o Laboratório de Biologia Integrativa (ambos da UFMG), promoverá uma sequência de cinco aulas sobre temas ligados à virologia e à estrutura das moléculas.
A série começa nesta quarta-feira, 9 de junho de 2021, com transmissão, das 16h às 18h, pelo canal do Ciência para Você no YouTube. As exibições visam, sobretudo, alcançar os alunos da pós-graduação em Genética, matriculados ou não na disciplina Bases moleculares da covid-19, mas outros interessados também poderão acompanhar as atividades.
Programação
No primeiro dia de encontro, 9 de junho, o professor Renato Santana, do Departamento de Genética Ecologia e Evolução da UFMG, vai abordar virologia molecular. Na quarta-feira seguinte, 16 de junho, o professor Nuno Faria, do Imperial College de Londres, fará uma apresentação sobre conceito de diversidade viral; na sequência, Carolina Voloch, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dará aula sobre filogenia e evolução.
O terceiro encontro, marcado para 23 de junho, será centrado em dois temas: replicação em modelos celulares será o foco da explanação da professora Luciana da Costa, da UFRJ, e modelos animais serão abordados pela professora Vivian Costa, do Departamento de Morfologia do ICB/UFMG.
No dia 30 de junho, a aula será sobre imunologia e vacinologia, com Flávia Guimarães e Nina Queiroz, ambas da UFMG. No último encontro, em 7 de julho, os professores Renan Pedra de Souza, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, e Timothy Powell, da Weill Cornell Medicine, dos Estados Unidos, abordarão os marcadores de prognóstico e a genética humana.
O evento não exige inscrição prévia. As transmissões serão gravadas e permanecerão disponíveis no canal do Ciência para Você no Youtube. Mais informações podem ser solicitadas em @obioestatistico.