Céu e inclusão: Espaço do Conhecimento promove live sobre astronomia na língua de sinais
Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (Redução das desigualdades), estabelecido pela ONU, a programação de setembro no Espaço do Conhecimento UFMG é norteada pela inclusão em divertidas atividades. Uma delas, a live mensal de astronomia Descobrindo o céu visa tornam a divulgação científica mais acessível a divulgação científica, em transmissão ao vivo que será realizada na quinta-feira, 14 de setembro de 2023, às 17h, no canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube.
Durante a atividade, Nathalia Fonseca, doutora em física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, vai conversar com Bruno Xavier, que é surdo e apaixonado por astronomia. O convidado falará sobre sua experiência como físico, de seu canal Astronomia em Libras, no qual comenta estudos e descobertas da astronomia para o público surdo e para o público em geral, e ensinará sinais em Libras relacionados ao tema, em bate-papo realizado em português e na Língua Brasileira de Sinais.
Mestrando na USP, Bruno Xavier afirma que a astronomia ainda é uma área de pouca acessibilidade. “A acessibilidade em Libras é importante para incentivar o conhecimento. Os planetários e espaços relacionados à astronomia também precisam ser mais acessíveis porque os surdos não os frequentam ainda. Infelizmente, não existem muitos conteúdos que relacionam astronomia e Libras, e são poucos os surdos que fazem faculdade, cursos de pós-graduação, mestrado ou que pesquisam na área”, completa o físico.
'Descobrindo o céu'
O Espaço do Conhecimento UFMG oferece sessões on-line mensais de astronomia, transmitidas ao vivo e totalmente gratuitas. O público aprende diversos assuntos relacionados à temática e pode compreender melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos corpos celestes, com base em simulações de computador. É possível também interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do museu. O objetivo da atividade é apresentar conteúdos de astronomia a distância para o público que já frequenta o Espaço do Conhecimento e para os interessados de qualquer localidade.