Ciclo de encontros on-line terá palestra sobre geração de eletricidade na Grande São Paulo
O próximo encontro on-line do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap) abordará a história dos serviços de eletricidade na região metropolitana de São Paulo. A palestra, que será conduzida por Edson Escames, arquiteto da Empresa Metropolitana de Água e Energia de São Paulo (Emae) e professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV), será nesta quarta-feira, 16 de agosto de 2023, às 19h..
Ouvintes que participarão pela primeira vez do ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão, na plataforma Microsoft Teams. O moderador da mesa é o professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG). O engenheiro hídrico Daniel Sperandelli, também mestre em meio ambiente e recursos hídricos e doutor em engenharia civil, fará os comentários.
História da energia elétrica
O surgimento da eletricidade em São Paulo está intrinsecamente ligado à produção e exportação de café, que impulsionou a modernização no país. Desde então, a The São Paulo Tramway, Light and Power Company, mais conhecida por Light, foi a empresa dominante no setor. Ela é responsável pela construção do Reservatório Billings, cuja função atual é o abastecimento de água, geração de energia, controle de enchentes e usos associados à recreação, pesca e lazer na região metropolitana paulista. Encerrada em 1981, a Light teve seus ativos transferidos para a Eletropaulo.
Inicialmente, a represa Billings tinha o objetivo de armazenar água para geração de energia pela hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. O complexo, segundo o palestrante Edson Escames, é um dos últimos remanescentes de usina hidrelétrica em atividade situada próxima a grandes centros urbanos. Ele é considerado um importante patrimônio energético, ambiental e histórico.
O palestrante
Edson Fernando Escames é arquiteto formado pela Universidade Mackenzie, com especializações em Ciência Ambiental e Gestão Ambiental pela USP e mestrado e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC. É arquiteto especialista em gestão socioambiental na Emae e, desde desde 2009, é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e parceiros, que surgiu da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos e de livre participação sobre questões ambientais e sustentabilidade.