'Circuito contemporâneo' apresenta obras eletroacústicas no Conservatório UFMG
O projeto Circuito contemporâneo terá nova edição no dia 25 de agosto, às 19h30, com apresentação de música eletroacústica. O Espaço de Criação e Invenção Sonora (ECrIS), do Conservatório UFMG, vai receber os compositores Eduardo Bértola, Henrique Iwao, Alejandra Hernández, que apresentarão suas obras.
O argentino Eduardo Bértola passou a viver no Brasil em 1975. Em um primeiro contato com o trabalho de Bértola, o tratamento do tempo, o repertório sonoro e as motivações do compositor chamam a atenção, já que a música é essencialmente discursiva, tem gestos lentos e exige interpretações que se distanciam do repertório tradicional dos instrumentos.
Henrique Iwao atua como escritor, pesquisador e artista, com ênfase no campo da música experimental e da arte conceitual, tanto em abordagens práticas quanto artísticas, analíticas e especulativas.
Compositora e artista sonora, Alejandra Hernández compõe com base na investigação e experimentação das novas tecnologias de áudio e das técnicas instrumentais contemporâneas. Suas composições vão da música instrumental e eletroacústica até a arte sonora e peças multidisciplinares.
Os concertos da série ocorrem mensalmente no estúdio de música eletroacústica do ECrIS. A série leva ao público de Belo Horizonte a produção contemporânea voltada à mídia eletrônica em suas mais distintas vertentes. O estúdio oferece experiências imersivas, nas quais os sons circulam em torno do ouvinte.