'Setembro amarelo': congresso debate estresse, depressão e ansiedade no meio acadêmico
O projeto de extensão Ciência no combate aos transtornos comportamentais na sociedade e no âmbito acadêmico, da UFMG, promoverá, de 20 a 25 de setembro de 2021, a segunda edição do Congresso Brasileiro Setembro Amarelo nas Pesquisas Científicas. O evento será transmitido pelo YouTube das 18h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 12h (sábado).
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio deste formulário. O Congresso também emitirá certificado para os ouvintes que comprovarem a participação em 70% das transmissões e pagarem taxa de R$ 20. Para isso, os participantes deverão realizar as inscrições no site da Fepe até 20 de setembro, segunda-feira.
Presidido pela professora Amanda Maria Sena Reis, do Departamento de Patologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, o objetivo é auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes, que valorizem mais o aspecto humano. A ideia é evidenciar que o equilíbrio emocional é crucial para o melhor desempenho acadêmico e profissional.
Foram convidados 18 pesquisadores de diferentes áreas da ciência e de diversos locais do Brasil. Eles vão compartilhar o que há de mais recente nos estudos nessa área e orientar sobre os sinais de estresse, ansiedade, depressão e suicídio, nas perspectivas educativa, preventiva e motivacional.
As palestras ressaltarão a importância de reconhecer os sintomas que ocorrem nos mais diversos sistemas orgânicos, decorrentes de alterações comportamentais. Isso possibilitará que o participante que se identifique ou conheça alguém nessa situação procure ou recomende ajuda profissional.
Também integram a equipe de coordenação da iniciativa a professora Sara Santos Bernardes, do Departamento de Patologia Geral do ICB, e o psiquiatra Humberto Corrêa da Silva Filho, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria e professor do departamento de Saúde Mental da UFMG.
Submissão de trabalhos
Nessa segunda edição, o Congresso abre espaço para apresentação de trabalhos científicos (revisão de literatura, relato de caso, pesquisas científicas ou extensão). Os interessados deverão enviar os resumos até domingo, 19 de setembro de 2021. As informações sobre as normas de elaboração dos trabalhos podem ser verificadas no site do evento.