Conservatório recebe concerto de violoncelo e piano com repertório de composições brasileiras
Nesta terça-feira, 25 de abril de 2023, às 19h30, o Conservatório recebe uma apresentação musical em violoncelo e piano de Elise Pittenger e Rodrigo Miranda. No repertório, estão obras de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra Vicente. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.
Desde 2016, os músicos tocam em recitais e formações camerísticas, desenvolvendo trabalho de pesquisa em música brasileira.
Trajetórias
Elise Pittenger nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, e mudou-se para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a 2015. Atualmente, é professora de violoncelo na UFMG, onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos e pesquisa música brasileira para o instrumento. Nos Estados Unidos, Elise se tornou bacharel em Artes pela Universidade de Yale e mestre pela Rice University, onde estudou com Norman Fischer. Sob orientação de Matt Haimovitz, fez seu doutorado em performance musical na McGill University, no Canadá. A artista é experiente na música de câmara, estilo interpretado pelo Haven String Quartet, grupo que ela integrou por dois anos. No Brasil, tem desenvolvido trabalhos com os pianistas Gustavo Carvalho e Rodrigo Miranda, e com o percussionista Fernando Rocha, do Duo Qattus, além de colegas do grupo Sonante 21, criado na UFMG.
Rodrigo Miranda é natural de Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de Piano na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), graduou-se em piano pela UFMG em 2001, sob orientação de Guida Borghoff. Rodrigo estudou na Hartt School of Music, nos Estados Unidos, onde concluiu o Graduate Professional Diploma e o mestrado em piano, sob orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Em 2013, terminou o doutorado em performance pianística pela University of Connecticut, onde foi aluno de Neal Larrabee. Rodrigo ganhou diversos prêmios em concursos como o Arnaldo Estrella, o Nacional de Piano de Governador Valadares e o Art Livre. Atualmente, é professor de piano e chefe do Departamento de Prática Musical da Escola de Música da UEMG, onde atua também como pianista colaborador.
Programa:
Heitor Villa-Lobos (1897-1959)
O canto do cisne negro
Divagação
M. Camargo Guarnieri (1907-1993)
Sonata para violoncelo e piano nº 2
I. Allegro moderato
II. Melancólico
III. Festivo
Sonata para violoncelo e piano n. 3
I. Sem pressa
II. Sereno e triste
III. Com alegria
José Guerra Vicente (1907-1976)
Cenas cariocas
1. Valsa Seresteira
2. Cantiga
3. Choro