Conservatório recebe festival de música barroca produzida nas Américas em período colonial
Cravo, violino barroco, viola da gamba, órgão de tubos e canto estarão presentes no 1º Festival América barroca, que o Conservatório UFMG recebe nesta quinta-feira, 21 de setembro de 2023, às 19h30. O repertório tem obras que foram tocadas no continente americano ou mencionadas em documentos locais, cartas e tratados. Há também composições que foram importantes para a formação do padrão de gosto da música no período colonial.
Gratuito e aberto ao público geral, o evento dará destaque a obras de compositores italianos, que tiveram importância crucial para a música e a cultura brasileira. Nichola Viggiano, Eliseu Barros, Eduardo Fonseca, Pedro Zanatta, Antônio Magalhães, Alisson Ribeiro e Luís Terenzi são os alunos e professores que vão conduzir o concerto.
Concertos e oficinas
Com o intuito de apresentar ao público a riqueza da música e da cultura barroca na história do continente, o Festival América barroca realiza concertos e oficinas em Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e São João del-Rei. O evento surgiu de dois projetos: o 1º Congresso de música poética: discursos retórico-musicais da Europa ao Brasil do século 21 e o Festival Barroco, idealizados pelo músico Robson Bessa, que coordena a edição atual ao lado de Nichola Viggiano.