Convivência poética de Maria Gabriela Llansol com Lucia Castello Branco é retratada em mostra de cartas e manuscritos
O Centro Cultural UFMG abriga, até 20 de agosto de 2023, a exposição Carta aos escritores do meu ramo, que reúne correspondências, manuscritos e publicações da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008) trocados com a também escritora e professora da UFMG Lucia Castello Branco e com os ex-alunos Erick Gontijo e João Rocha.
As cartas e documentos trocados ao longo de 15 anos de convívio poético e literário abordam questões relativas à escrita, à psicanálise, à educação, aos textos de Llansol e de Lucia, em particular, e à vida, em geral, ou ao “vivo”, como Llansol a nomeou. A curadoria da mostra é da própria Lucia Castelo Branco e da poeta e arte-educadora Angela Castelo Branco.
Os documentos estão dispostos na Sala Ana Horta, de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Sem pretensão, mas com efeitos literários, as cartas constituem-se, segundo as curadoras, em "verdadeiros poemas, em que o pensamento sobre o drama-poesia e sobre os diferentes mundos abertos pela força da escrita se condensam para tocar os corpos futuros que se permitem atravessar pela textualidade".