De quinta a sábado: Conservatório sedia colóquio sobre violão com recitais-palestras e concertos temáticos
Professores da UFMG e de outras universidades brasileiras, além de convidados nacionais e internacionais, vão trocar ideias e apresentar concertos no colóquio artístico-científico O violão em múltiplas perspectivas, no Conservatório UFMG. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre de 11 a 13 de maio de 2023.
Além de recitais-palestras e concertos temáticos, o colóquio terá oficinas com os temas Dobras barrocas, Baixo cifrado ao violão e A arte do trêmulo. As inscrições para as atividades, com garantia de certificado, podem ser feitas até esta quarta-feira, dia 10, por formulário eletrônico.
A programação também prevê discussão e desenvolvimento dos projetos de pesquisa em andamento na pós-graduação da UFMG, reflexões conceituais, teóricas e práticas sobre temas relacionados ao violão e a pesquisa artística e pedagógica em torno desse instrumento, e promoção de eventos artístico-científicos (públicos), que resultem na troca e difusão de saberes e experiências.
Apresentações musicais
Na quinta-feira, haverá o recital-palestra Mulheres violonistas: percursos e desafios, de Cláudia Garcia e Flávio Barbeitas, às 14h, e o concerto 100 anos de Violões brasileiros: expressões nacionais e belo horizontinas, às 19h30, com Dudu Barreto, Daniel Cristófaro, Leonardo Amorim, Giuliano Coura e Alef Caetano.
Na sexta-feira, às 19h30, a programação segue com o concerto O violão tradutor, apresentado pelos músicos Victor Vale, Anderson Reis, Caroline Peres, Guilherme Vincens e Michel Maciel. O repertório reúne composições de Bach, Fernandez, Bartók e Ginastera.
No sábado, será realizado, às 11h, o recital-palestra Vertentes da música latino-americana para violão solo, com Bruno Madeira. Às 17h, o público poderá apreciar o concerto O violão experimental e contemporâneo, com os músicos João Morales, Eduardo Campolina, Sebastián Barroso, Artur Miranda Azzi e Renato Mendes.
O Colóquio
A comissão organizadora é formada por Flávio Barbeitas, idealizador do colóquio, Eduardo Campolina, Fernando Araújo, Victor Vale e Cláudia Garcia. A co-realização é do Conservatório UFMG. O evento é uma produção do VIOrizontes: pesquisas artísticas violonísticas, grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFMG, e reúne pesquisadores, artistas, docentes e discentes da UFMG, da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
O colóquio integra a série Vertentes, do Conservatório UFMG, que apresenta, mensalmente, um evento de três dias com concertos, debates, palestras e oficinas relacionados a uma corrente musical específica.