'Dia de campo' no campus Montes Claros abordará pesquisas sobre trigo e triticale
Com o objetivo de discutir os avanços das pesquisas relacionadas às técnicas de manejo e produção de trigo e triticale – cereal resultante da hibridação do trigo e do centeio – em regiões semiáridas, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) promovem o 1° Dia de campo de trigo forrageiro.
O evento, que já recebe inscrições, ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto de 2023, no campus da UFMG em Montes Claros. O professor Carlos Juliano Brant destaca a importância da atividade: “Há seis anos, a UFMG vem conduzindo testes em Janaúba e Montes Claros. Nesses experimentos, foram cultivadas diferentes variedades de trigo e triticale, e a intenção é mostrar que a região tem potencial para produzi-las”.
Durante o dia serão realizadas diversas atividades. A abertura, às 8h, será seguida da apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas na região semiárida. Às 8h30, terão início as demonstrações das estações de campo, onde a cada 20 minutos um especialista descreverá uma etapa da produção e as pesquisas associadas ao trigo.
As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Mais informações estão no site do ICA e também podem ser solicitadas pelo e-mail carlosjuliano@ufmg.br.