Em aula inaugural, médica mostra como lidar com o estresse à luz da filosofia 'Ayurveda'
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG promoverá nesta terça-feira, 15 de junho de 2021, a partir das 17h, a abertura do ano acadêmico do Centro de Estudos Indianos. A convidada é a médica Ana Maria de Araújo Rodrigues, que atuou como voluntária na Índia, na década de 1990, e é especialista na filosofia medicinal indiana Ayurveda, tema principal do encontro.
De acordo com a Ayurveda, o estresse, que é ativado pelos órgãos dos sentidos que impactam várias partes do corpo, guarda relação com o envelhecimento e é resultado da falta de discernimento dos valores, da constituição e das necessidades individuais. Tendo em vista o momento peculiar da humanidade, que enfrenta uma pandemia, o evento tem o objetivo de refletir sobre a forma de lidar com os desafios do estresse à luz de conceitos da medicina alternativa oriental.
A aula será transmitida pelo canal da DRI no YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia.
Sobre a convidada
Mineira de Belo Horizonte, Ana Maria de Araújo Rodrigues é médica formada pela UFMG e mestre em Medicina pela Santa Casa de Belo Horizonte. Escritora, professora e especialista em temas como saúde da mulher e medicina antroposófica, Ana Rodrigues também é pós-graduada em Psicologia Analítica Junguiana, pela PUC Minas.
A professora patenteou um medicamento de uso local para tratamento de onicomicoses e atualmente desenvolve estudos em várias frentes, como o lugar da mulher no século 21 e medicações para doenças autoimunes.