Em exposição, artista visual Rebeca Miguel propõe ‘desarranjar o caos’
Com autorretratos e representações de mulheres que fazem parte da vida da artista visual Rebeca Miguel, a exposição Desordenamento pode ser visitada até 12 de novembro de 2023 no Centro Cultural UFMG.
Rebeca Miguel nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Por meio da linguagem pictórica, (re)visita suas memórias de infância em tentativa de reconstrução do passado e, questionando o descanso, coloca o ócio como ato de resistência. Sua pesquisa aborda as relações entre corpo, voz e movimento, tensionando os limites existentes, em perspectiva de refazimento do presente. As obras foram produzidas de 2019 a 2013.
Rebeca, que cursa Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, inaugurou, em 2022, a exposição individual Me canso no (des)canso dela, na Godarc Galeria Multicultural (BH). No mesmo ano, participou do 50° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André (SP). Integrou as coletivas De corpo e tinta, no Espaço Arteducação da FaE/UFMG, e Quintais, na Galeria Quartoamado. Participou da Feira de arte Traços, na Virada Cultural BH. Em 2023, fez parte do projeto Abre alas 18, promovido pela galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro e em São Paulo, da Feira livre de arte contemporânea e da Feira Chinelo, na Galeria Quartoamado, ambas em Belo Horizonte.