Em tributo a Baden, show de Juarez Moreira e Marcel Powell abre temporada do segundo semestre no Conservatório
Nesta quinta-feira, 17 de agosto de 2023, o Conservatório UFMG abre a sua temporada de apresentações do segundo semestre com show de Juarez Moreira. O músico sobe ao palco às 19h30 para interpretar composições próprias e canções de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Ary Barroso, Lamartine Babo, Baden Powell, Pixinguinha, entre outros.
Na sequência, Moreira chamará ao palco um convidado especial: o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell, que fará uma apresentação solo. Por último, os músicos se juntam para interpretar um repertório que passa por choro e bossa nova, fechando com uma homenagem a Baden Powell, referência musical de Juarez Moreira.
Reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, aclamado pela crítica no exterior e por nomes como Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Toninho Horta e Paquito D’Rivera, o guitarrista, compositor e arranjador mineiro Juarez Moreira apresentou-se nos quatro cantos do mundo. Gravou 13 álbuns e um DVD ao vivo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Nos últimos anos, ele tem se apresentado com shows e master classes em diversos festivais no Brasil e em países da América e da Europa. Atualmente, Juarez produz dois discos novos: um de composições próprias, Dedicatória, e o outro sobre a obra de Tom Jobim, Andorinha, com arranjos inéditos.
Nascido em Paris, Marcel Powell é filho de Baden Powell, mestre do violão brasileiro. Com Baden, Marcel gravou dois discos: Baden Powell e filhos (1994, selo Cid), no Rio de Janeiro, e Suíte Afro Consolação (1997, selo King Records), no Japão, ambos com a participação de seu irmão, o pianista Philippe Baden.
Em 2018, Marcel lançou o álbum Tempo livre (selo Fina flor), no qual afirmou sua faceta de compositor – metade do repertório é composto por peças de sua autoria. Em 2020, Marcel Powell lançou o álbum Baden Powell tribute (selo Fina Flor), em duo com Armandinho Macêdo, o Armandinho d'A Cor do Som. No ano passado, lançou Tião em duo, com o pianista e maestro Gilson Peranzzetta.
Repertório
Juarez Moreira & Marcel Powell
Baião barroco (Juarez Moreira)
No rancho fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo)
Você e eu (Carlos Lyra/Vinícius de Moraes)
Lamentos (Pixinguinha/Vinícius de Moraes)
Manhã de carnaval (Luiz Bonfá/Antônio Maria)
Wave (Tom Jobim)
Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
Samba da bênção (Baden Powell/Vinícius de Moraes)
Juarez Moreira (solo)
Você chegou sorrindo (Juarez Moreira)
Choro para Piazzolla (Juarez Moreira)
Samba em prelúdio (Baden Powell/Vinícius de Moraes)
Nuages (Django Reinhardt)
Marcel Powell (solo)
Sempre alegre (Marcel Powell)
Segundo ele é (Marcel Powell)
Gente humilde (Garoto/Chico Buarque/ Vinícius de Moraes)
Marcha escocesa (Baden Powell)