Últimos dias da exposição 'Mundos indígenas' no Espaço do Conhecimento
A exposição Mundos indígenas, no Espaço do Conhecimento UFMG, chega ao fim neste mês. O ultimo dia de visitação será 24 de setembro.
Inaugurada em dezembro de 2019, a mostra já recebeu 155.195 visitantes, somados o público espontâneo e as turmas escolares. O projeto também se reinventou devido ao distanciamento social vivenciado durante a pandemia de covid-19, quando foi criada a Visita virtual à exposição 'Mundos indígenas', também acessível em Libras, que alcançou mais de 26 mil espectadores, desde o seu lançamento em setembro de 2020, no YouTube.
Depoimentos de diversos visitantes também foram coletados em livros na saída da exposição – cada pessoa pôde escrever suas percepções e sentimentos durante a visita. A exposição representa um convite aos visitantes para conhecer, interagir e ampliar perspectivas sobre os povos originários brasileiros.
Os "mundos indígenas" são apresentados por curadores de cinco povos: Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, do povo Yanomami, Júlio David Magalhães e Viviane Cajusuanaima Rocha, do povo Ye’kwana, Vicente Xakriabá, Edvaldo Xakriabá e Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, Isael Maxakali e Sueli Maxakali, do povo Tikmῦ’ῦn (Maxakali), e Kanatyo Pataxoop e Liça Pataxoop, do povo Pataxoop.
O museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h. Na primeira quinzena de novembro, o Espaço do Conhecimento vai inaugurar uma nova exposição de curta duração intitulada Metropolitramas, que propõe reflexões sobre a região metropolitana de Belo Horizonte.