Especialista portuguesa na obra de Camilo Castelo Branco está na UFMG para série de atividades
A convite do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, a pesquisadora Tânia Furtado Moreira, da Universidade do Porto, de Portugal, vem à UFMG nesta última semana de setembro para um conjunto de atividades na Fale.
Nas noites de 25 a 28 de setembro, ela vai ministrar o curso Camilo Castelo Branco, ou A maldição da literatura, na sala 2003. Serão quatro aulas de uma hora e quarenta cada, sempre às 19h. Os temas serão: Genealogia de um escritor maldito, no dia 25; Maniqueísmo camiliano?, no dia 26; O mal e a estética do feio, no dia 27; Escrever até matar, ler até morrer, no dia 28. Serão oferecidos certificados de participação.
Na manhã do dia seguinte, sexta-feira, 29, às 10h, Tânia fará a palestra A expressão do medo na literatura portuguesa moderna, também na sala 2003. Na UFMG, Tânia está sendo ciceroneada pelos professores Daniel Bonomo e Silvana Pessoa.
A pesquisadora e seu tema
A professora Tânia Furtado Moreira é uma reconhecida especialista nas obras do escritor romântico português Camilo Castelo Branco (1825-1890). Suas teses de mestrado e doutorado foram focadas em sua obra, e suas pesquisas relacionam literatura, semiótica, estética e teoria literária.
A vinda de Tânia à UFMG se dá como resultado de uma parceria entre o Centro de Estudos Portugueses da Fale e o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem), da Universidade do Porto, onde Tânia realiza as suas investigações.
Camilo, por sua vez, é considerado um dos escritores mais populares, proeminentes e prolíferos da literatura portuguesa. Na página de Tânia Moreira na plataforma academia.edu é possível conhecer alguns de seus estudos sobre o autor.