Espetáculo 'Tempos de errância' aborda violência armada na América Latina
Na próxima quarta-feira, 30 de novembro de 2022, às 19h30, o coletivo de teatro Núcleo 2 vai estrear o espetáculo Tempos de errância, no Centro Cultural UFMG. As reexibições serão nos dias 1º e 2 de dezembro, às 18h15 e 19h30, respectivamente. A classificação etária indicativa é de 12 anos. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, por R$ 30 (inteira).
Tempos de errância se baseia em três fotogramas distintos, extraídos da paisagem latino-americana recente e contemporânea, que buscam os rastros de devastação da violência armada. “O espetáculo trata com poesia esse tema ácido e sombrio, revelando a brandura do ser humano que tudo suporta sem ter amparo do Estado”, informa o texto de divulgação.
De acordo com a sinopse, a primeira cena é aberta com a paisagem de um vilarejo abandonado, de onde todos foram embora. O morador remanescente mostra ao espectador, como se ele fosse um visitante, o que sobrou de seu povoado, relembrando o período em que os corpos desciam pelo rio e se amontoavam na margem. “Ele era quem ajudava os familiares a encontrar os despojos de seus entes queridos e a juntá-los. Hoje o rio virou lodo, e ele bebe a água que cai das calhas em dia de chuva”, registram os autores.
O grupo
Fundado em Uberlândia, o coletivo de teatro Núcleo 2 tem coordenação artística de Narciso Telles, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Segundo texto de divulgação, o grupo "investiga as possibilidades poéticas da cena contemporânea nas relações entre representação e representatividade, em diversos modos e processos de criação, para estabelecer diálogos com as questões do mundo, tornando possível o trânsito de afetos e desejos. Suas práticas são modos de existência e resistência no teatro".