Expoente do expressionismo alemão, 'Metrópolis' será exibido nesta sexta-feira, no projeto CiNeam
O projeto de extensão CiNeam, parceria entre a UFMG e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), exibe nesta sexta-feira, 28 de junho, o filme Metrópolis, dirigido por Fritz Lang. A sessão terá início às 18h, no auditório da Faje (Avenida Dr. Christiano Guimarães, 2.127, Planalto), com entrada gratuita.
Expoente do expressionismo alemão e uma das obras-primas do cinema mudo, Metrópolis foi lançado em 1927. A distopia retrata uma cidade que se divide entre poderosos e operários, no ano de 2026. Joh Fredersen é o capitalista dono de tudo, e seu único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Tudo muda quando o jovem conhece Maria, líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.
Após a exibição, o professor de Língua e Literatura Grega da UFMG Gustavo Henrique Montes Frade e o doutorando em Filosofia Daniel Felipe Couto Vieira Silva debaterão o filme.
A exibição de Metrópolis integra as discussões sobre o tema Utopias e distopias: da caverna de Platão à IA, proposto pelos organizadores da iniciativa, que são docentes e discentes da UFMG e da Faje. O texto sugerido para leitura é o Livro II da República de Platão.
CiNeam
Promovido há 12 anos pelo Departamento de Filosofia da Fafich e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam) da Fale, o CiNeam é um projeto de exibição mensal de filmes ligados a temas da Antiguidade e do Medievo. A atividade é gratuita e aberta ao público geral. Os objetivos são divulgar temas da cultura clássica e sua permanência na atualidade e estimular o cineclubismo.
Mais informações sobre o projeto e os cineclubes são encontradas nas páginas do Neam e da Faje.