Exposição ‘Buscar horizontes’ propõe diálogos sobre arte contemporânea
A exposição Buscar horizontes: transdisciplinar e transbordar, que reúne obras de artistas da Escola de Belas Artes e de estudantes dos cursos de Filosofia, Museologia, Artes Visuais e Arquitetura da UFMG, está aberta ao público, até 14 de fevereiro, na Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Viabilizada pelo Programa Funarte Aberta, a mostra abriga obras e processos artísticos de 23 artistas, que propõem a reflexão sobre as práticas contemporâneas e os desafios da formação acadêmica nas artes. A visitação estará aberta de segunda a domingo, das 14h às 20h.
Com curadoria do artista visual, pesquisador e professor da EBA Hugo Houayek e da graduanda em Filosofia pela UFMG Sophia Helen, a exposição trafega entre linguagens e áreas do conhecimento, como arte, filosofia, sociologia e política, gerando um espaço de trocas e de experimentação. O objetivo é provocar discussões sobre arte contemporânea ao possibilitar o acesso do público a múltiplas linguagens artísticas, abordando temas que vão além das estruturas curriculares da universidade.
Transitando entre o tradicional e o experimental, com ênfase na transdisciplinaridade, o projeto cria espaço de diálogo e trocas sobre a formação artística contemporânea e o limiar entre áreas do campo artístico.
Arte e ensino
Além das obras, a exposição promoverá três mesas-redondas com discussões aprofundadas sobre a arte contemporânea e o ensino das artes, sempre às terças, às 19h.
A primeira mesa ocorrerá no dia 28 de janeiro, com o tema Circuito de arte contemporânea em Belo Horizonte: como atuar entre os horizontes locais e globais?. Mediada pela curadora da mostra, Sophia Helen, a conversa terá a participação dos convidados Luiza Marcolino (Bolsa Pampulha), Flaviana Lasan (Funarte/MG), Aline Damasceno (curadora independente) e Alan Fontes (EBA/UFMG).
No dia 4 de fevereiro, a produtora da mostra Beatriz Fóscolo mediará a roda de conversa sobre o tema Possibilidades horizontais da arte contemporânea: como transbordar as disciplinas?. Marcel Diogo (artista convidado), Rachel Cecília (EBA/UFMG), Márcio Diegues (EBA/UFMG) e Carolina Soares Lima (EAD/UFMG) são os convidados.
A última mesa, no dia 11 de fevereiro, abordará O ensino de arte contemporânea na UFMG: é possível ensinar arte contemporânea?. A discussão será mediada por Cristina Rovesse, com participação de Carolina Ruoso (EBA/UFMG), Thalita Amorim (artista e mestranda EBA/UFMG), Brígida Campbell (EBA/UFMG) e Sandro Ka (EBA/UFMG).