Terça, 28: Recepção de Platão no filósofo Plotino será tema de palestra de Bernardo Lins, da Fale
A recepção de Platão no filósofo Plotino (c. 205-270) será o tema de palestra do professor Bernardo Lins Brandão nesta terça, 28 de janeiro, às 19h, na sala C415 do CAD 2, no campus Pampulha. O evento encerra as atividades do projeto de extensão UFMG noturna neste semestre letivo.
Bernardo Lins vai abordar a estrutura metafísica de Plotino – ele vai apresentar como o filósofo desenvolve, a partir de Platão, seu sistema das hipóstases ou níveis de realidade. Serão analisados os argumentos presentes nas Enéadas que fundamentam cada nível – o Um, o Intelecto, a Alma e o mundo sensível –, demonstrando como Plotino expande a distinção platônica entre sensível e inteligível em uma complexa hierarquia ontológica de modo a evidenciar a originalidade do pensamento plotiniano na história da filosofia antiga.
Professor do curso de Letras da UFMG, Bernardo, Bernardo Lins é bacharel em Letras, mestre e doutor em Filosofia, sempre pela Universidade. Foi professor na PUC Minas e nas universidades federais de Ouro Preto e do Paraná. É coordenador do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UFMG e editor da revista Nuntius Antiquus. Escreveu o livro Rua Musas (2013) e traduziu filósofos como Platão (O banquete) e outros da tradição platônica como Plotino (Enéada VI, 9), Agostinho (Sobre o livre-arbítrio) e Dionísio Areopagita (A Teologia mística).
O projeto UFMG noturna é direcionado às disciplinas de História da Filosofia Antiga I e II, mas aberto ao público. As atividades mensais propiciam diálogo interdisciplinar entre a Filosofia e áreas afins como Letras, Arqueologia, Teatro e História, com a presença de professores convidados da UFMG e, eventualmente, de outras universidades do Brasil e do exterior. Nas palestras online é necessário fazer a inscrição pelo formulário google; nas presenciais, para receber o certificado, basta assinar a lista de presença. A coordenação é da professora Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich.