Mostra de esculturas simboliza luta das mulheres por espaço na sociedade
Pequenas esculturas em arame que representam mulheres em busca de espaço na sociedade compõem a exposição Conexões, da artista plástica Joana Peixoto, abrigada no Centro Cultural UFMG. A mostra permanecerá até 8 de janeiro de 2023, no Espaço Expositivo Vão da Escada.
As peças retratam mulheres enredadas em tecido de filó, simbolizando sua luta diária por direitos fundamentais. O ato de escalar, sugerido na obra, retrata o enfrentamento dos numerosos obstáculos encontrados por elas na vida profissional e pessoal para garantir lugar e voz.
A exposição tem curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG, e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais, com habilitação em Escultura, da EBA.
A entrada é gratuita e aberta ao público geral. A mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Bacharel em Artes Plásticas pela UFMG, com habilitação em Pintura e Escultura, Joana Peixoto trabalha com técnicas distintas, como pintura a óleo, têmpera, vinílica e acrílica, e utiliza materiais como arame, chapa de aço, papel machê, sisal, barbante, argila, entre outros. Ela produz em ateliê próprio e é professora de artes em Belo Horizonte.