Férias no Museu de História Natural e Jardim Botânico
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG promove, de 19 a 29 de julho de 2023, uma série de atividades gratuitas, lúdicas e criativas, que integram o projeto Férias no museu. Os visitantes poderão participar de oficinas, trilhas, contação de histórias e piquenique, entre outras atrações. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Todos os dias, das 9h30 às 10h15, a programação tem início com uma caminhada pela trilha principal. Em sequência, das 10h às 12h, é oferecida a oficina Plantar, na qual o visitante poderá plantar uma muda de planta aromática e levá-la para casa. Na parte da tarde, estão programadas as as oficinas de mandala, de macramê e origami. Além disso, durante todo o dia, ocorrerão mediações inclusivas para crianças no Jardim Sensorial, e serão oferecidas, em horários específicos, sessões do Presépio do Pipiripau (Sessão Azul), sem as luzes apagadas e sem trovões.
Prosa e plantas
O Museu está instalado em uma área com vegetação diversificada e típica de Mata Atlântica, o que gera a possibilidade de atividades que exploram a curiosidade sobre os animais e a flora. Prosa e plantas permite conhecer um pouco do universo das plantas alimentícias não convencionais (Pancs); Desmistificando anfíbios e répteis, que terá sessões nos dias 20,27 e 29, abordará os mitos e verdades sobre répteis e anfíbios que habitam o MHNJB; Mapeando o bosque: desvendando a dança das sementes tratará dos processos de dispersão das sementes, e Introdução às técnicas de campo ensinará como montar uma barraca e princípios básicos de sobrevivência na mata.
A programação também inclui atividades educativas, sustentadas no conceito de inclusão que mistura ciência, arte e natureza. Piquenique com arte, Brincando de fazer arqueologia, Interagindo com as briófitas e Ricontar histórias: contação de história infantojuvenil são alguns exemplos dessas atividades.
Outras informações, datas, horários e indicações de faixa etária estão especificadas em cada atividade no site do MHNJB. Atualizações podem ser acompanhadas nos perfis do museu no Instagram e Facebook.