Filme-concerto com poemas de Adélia Prado é a atração de hoje no Conservatório
A soprano Mônica Pedrosa e o violonista Fernando Araújo sobem ao palco no Conservatório UFMG nesta segunda-feira, 5 de junho de 2023, às 19h30, para apresentar o filme-concerto Cantos da memória. O evento é gratuito e aberto ao público.
O espetáculo multimídia terá a apresentação ao vivo do filme, com músicas compostas por Paulo C. Chagas, sobre poemas de Adélia Prado para o ciclo Canções de Adélia. Ele tem direção de Leonardo Branco e Lucas Campos e colaboração da artista Bya Braga na pesquisa cênica. A produção iniciou-se em 2017 com a composição da canção Amor feinho. As músicas Serenata e Orfandade são de 2018. O intenso brilho, Meditação e Contradança foram escritas de outubro de 2021 a maio de 2022.
Cantos da memória revela dilemas e sentimentos de uma mulher que relembra o passado e cria expectativas para o futuro enquanto pendura objetos em um varal. "Ela embarca em um processo de autocompreensão e libertação, conectando-se consigo mesma, e finalmente faz as pazes com sua existência", informa do texto de divulgação.
O projeto integra as pesquisas desenvolvidas no Laboratório da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira, apoiado pelo CNPq.
Programa
Canções de Adélia
O intenso brilho
Amor feinho
Serenata
Orfandade
Meditação
Contradança