Hoje, às 19h: compositores analisam cenário da música de concerto contemporânea na pandemia
A música contemporânea de concerto é bastante presente no cotidiano do Conservatório UFMG, que, nos últimos anos, tem reservado parte de sua temporada para promover esse repertório, divulgando a produção de compositores de nossa época, com atenção especial a músicos mineiros. A série Circuito contemporâneo, por exemplo, promove apresentações de música eletroacústica (subgênero da música contemporânea) em uma sala especialmente montada para esse fim. Edições do projeto Vertentes também são dedicadas à música contemporânea e leva repertório experimental e de vanguarda aos palcos do Conservatório UFMG.
Em virtude da pandemia, os concertos presenciais foram suspensos, bem como o trabalho in loco do laboratório de música eletroacústica, o Espaço de Criação Sonora (Ecris).
A edição desta terça-feira, 28 de setembro de 2021, do programa Diálogos – o presente da música será dedicada à análise do cenário da música contemporânea brasileira, sobretudo a de caráter de vanguarda e experimental. O bate-papo, que começa às 19h, reunirá os músicos Tatiana Catanzaro, Sérgio Rodrigo e Eduardo Campolina. Eles vão abordar seu fazer musical na pandemia e as perspectivas para a volta dos concertos presenciais. Gratuito, o evento Música de concerto: o circuito contemporâneo na pandemia será transmitido pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube.
Professora da UnB, Tatiana Catanzaro, compositora e pesquisadora da música contemporânea brasileira, compartilhará suas impressões sobre esse cenário e relatará experiências na coordenação de grupo de pesquisa e organização de eventos on-line dedicados ao tema durante a pandemia.
Sérgio Rodrigo, compositor mineiro que atualmente reside na França, vai tratar de seus trabalhos recentes e de suas pesquisas, realizadas numa perspectiva decolonial da produção de música contemporânea. Ele também abordará as dificuldades vividas e as adaptações feitas em seu processo de criação em tempos de pandemia.
Eduardo Campolina, professor de Composição da UFMG, focalizará a atuação do Espaço de Criação Sonora (Ecris), laboratório de música de experimentação e eletroacústica montado no Conservatório UFMG.