Hoje, às 19h: mostra exibe filmes que abordam as mulheres no audiovisual
A segunda sessão de filmes do CineBaru – Mostra Sagarana de cinema, festival que dá visibilidade a produções da região baiangoneira, será realizada nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, às 19h, no auditório do Centro Cultural UFMG. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. As próximas sessões serão nos dias 17 e 31.
Os filmes desta quinta falam sobre mulheres no audiovisual. A ficção Ainda sangro por dentro, de Carlos Segundo, retrata a vida de Dora, uma jovem que trabalha no caixa de um supermercado em uma cidade do interior do Brasil e denuncia a opressão e violência contra mulheres. O documentário Do que aprendi com minhas mais velhas, de Onisajé e Susan Kalik, mostra como a fé no Candomblé é transmitida entre gerações. Motriz, de Taís Amordivino, conta a história de Bete, mãe da diretora.
Narrativas
Como exercício de memória e videorreflexão, Michele Menezes narra sua jornada pessoal em Michele de Michele mesma: Narrativas de uma mulher sertaneja. Na ficção Angela, de Marília Nogueira, Angela tenta esconder de seus vizinhos a coleção de receitas médicas que sugerem uma preocupação permanente com sua saúde, mas, quando a situação piora, faz uma amizade que lhe possibilita vislumbrar uma nova existência. O último filme é Barro santo – Mão é fé, de Pê Coelho. A sessão terá duração de 107 minutos.