Hoje, às 19h30: músicas eletroacústicas serão reproduzidas em espaço imersivo no Conservatório
A série Circuito contemporâneo apresenta, nesta sexta-feira, 5 de maio de 2023, às 19h30, obras eletroacústicas no Espaço de Criação e Invenção Sonora (ECrIS) do Conservatório UFMG. No programa, figuram composições de Blackburn, Brown, Justel e Harrison.
Uma das músicas é Kitchen alchemy, de Manuella Blackburn, compositora inglesa e integrante do Manchester Theatre in Sound, na Inglaterra. Outra obra que será executada é Iron pebbles, gold dust, do artista sônico Chris Cree Brown. Seus principais interesses são composição instrumental convencional, música eletroacústica e computadorizada e arte intermídia.
No ritmo do klang, palavra alemã para som, serão reproduzidas Purzelbäume, de Elsa Justel, e Klang, de Jonty Harrison. Justel define sua obra como klango eletroacústico, elemento sonoro com um ritmo de tango. Sua ideia era criar uma peça eletroacústica para dançar. Harrison, por sua vez, busca refletir a natureza onomatopaica da família de sons que fornece a matéria-prima para a peça – duas panelas de barro – em sua composição.
Os concertos da série Circuito contemporâneo ocorrem mensalmente no estúdio de música eletroacústica do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea, no Conservatório UFMG. O objetivo é proporcionar ao público o contato com a produção contemporânea de mídia eletrônica em suas mais distintas vertentes. Equipado com sistema de som de 12 canais, o estúdio propicia uma experiência imersiva, na qual os sons circulam em torno do ouvinte.
Programa:
Kitchen alchemy (2007) – 11min 50s
Manuella Blackburn
Iron pebbles, gold dust (2000) – 12min 11s
Chris Cree Brown
Purzelbäume (2003) – 4min 49s
Elsa Justel
Klang (1982) – 9min
Jonty Harrison