Hoje, às 19h30: sambista Lucinha Bosco lança álbum com show no Centro Cultural
Nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe a sambista veterana Lucinha Bosco para um show de lançamento do seu primeiro álbum, Nos braços do samba mineiro, que faz uma viagem pelo universo do samba em Minas Gerais. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
Na compra do CD da artista, o público poderá trocar um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para cachorro/gato. A produção do novo disco foi afetada pela pandemia da covid-19, resultando num processo que durou três anos. Lucinha reúne a cultura do samba mineiro em sua obra – composições e artistas envolvidos na produção do álbum são da região.
Samba regional
As letras e melodias expressam poéticas da cultura afro-mineira, assim como importantes elementos do samba regional, contribuindo para o fortalecimento do legado do samba e para preservação e o resgate da memória desse patrimônio imaterial. N repertório do show estão canções como Gato e sapato, Eu fiz um samba assim, Filosofia do morro, Eternamente Ataulfo, Adeus Lagoinha, De mãos dadas com a desilusão, A lua e o morro, Berço de Belô, Eu queria tanto, Quilombola, Poesia popular e Samba-exaltação ao morro da Serra (Serrinha).
O novo álbum da artista tem a colaboração de nomes como Alexis Moreira, Bobô da Cuíca, Carlinhos Visual, Gervásio Horta, Lagoinha, Mandruvá, Márcio Nagô, Marinho Cantoni, Ronaldo Coisa Nossa, Serginho BH, Silvio Luciano, Toninho da Nêga e Lourdes Maria. O sambista e pesquisador Carlinhos Visual, atual presidente da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte, é responsável pela direção e produção musical do disco. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (edital 2017-2018).
Trajetória
Lucinha Bosco é natural de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, e tem longa trajetória como cantora. Começou a carreira na década de 1970, em um festival de samba autoral promovido pela Rádio Inconfidência, que lhe rendeu um convite para cantar no programa Delmário é o espetáculo, da própria emissora. Nesse mesmo período, fez apresentações no exterior, levando a música brasileira, especialmente o samba, para lugares como a Pensilvânia, nos Estados Unidos, e o Japão.
Durante 20 anos, foi destaque do Minas ao Luar, um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais. Em 2016, participou do álbum Waldir Silva em letra & música, em homenagem ao músico Waldir Silva, no qual gravou Quatro cordas que choram, um dueto com o radialista da Rádio Itatiaia Acir Antão. Recentemente, Lucinha participou do reality show The Voice+, competição da TV Globo destinada a cantores com mais de 60 anos. Ela é uma das vozes da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte.