Hoje, às 19h30: trio faz recital com composições de Khachaturian, Milhaud e Bartók
Na noite desta terça-feira, 20 de junho de 2023, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe um trio de clarineta, violino e piano, em um recital de música erudita, no âmbito do programa Conexões musicais. O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, no Centro de Belo Horizonte. A entrada é franca.
Os músicos serão o clarinetista Iura de Rezende, o violinista Rodrigo Oliveira e a pianista Elisa Galleano. O programa inclui obras de três compositores do século 20: o georgiano Aram Khachaturian, o francês Darius Milhaud e o húngaro Béla Bartók.
Os músicos
Natural de Belo Horizonte, Iura de Rezende é doutor em performance musical pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mestre em performance pela Academia de Música da Basiléia, na Suíça, e bacharel em música (clarinete) pela UFMG.
Como solista, atuou em diversas orquestras brasileiras e suíças. Como camerista, apresenta-se regularmente em recitais na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul. Professor de clarineta na Universidade Federal de São João del-Rei, Iura atua desde agosto de 2022 como docente assistente na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
Pianista mineira, Elisa Galeano é doutora pela Universidade do Estado de Louisiana, nos Estados Unidos, mestre pela Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, e graduada pela Escola de Música da UFMG. Premiada em vários concursos nacionais e latino-americanos, apresenta-se regularmente em festivais internacionais e em séries de concertos com artistas da Europa e das Américas.
Ela e Iura de Rezende mantêm um duo dedicado à divulgação da música brasileira, com agenda regular no Brasil e no exterior. Em 2022, também realizou recitais de grande sucesso com o violoncelista Antônio Meneses, em Belo Horizonte, e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Natural de Taubaté, São Paulo, Rodrigo de Oliveira iniciou seus estudos em violino na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, formação a que deu sequência com a professora Elisa Fukuda, em São Paulo. Graduou-se em Música na Universidade Metropolitana de Santos, em 2018. Músico premiado, Rodrigo ingressou na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com apenas 19 anos. Em sua carreira, já atuou como solista e spalla (primeiro violino) na Camerata Zajdenbaum, na Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, na Orquestra Ouro Preto, na Sinfônica de Atibaia e na Sinfônica de São José dos Campos.