HC promove encontro sobre inteligência artificial na gestão de UTIs
Com a inteligência artificial (IA) já é possível dar apoio às decisões clínicas e à gestão de unidades de terapia intensiva (UTI). Para compartilhar informações sobre esse assunto e apresentar situações capazes de despertar o interesse dos profissionais de saúde pela apropriação de uma linguagem de ciência de dados –cada vez mais incorporada ao cotidiano do setor –, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em parceria com a Kunumi, pure-tech brasileira que usa a IA para solucionar problemas em diversos setores do mercado, realizará, no dia 25, das 16h às 18h30, o Behy Dive gestão de UTIs com inteligência artificial, evento on-line e gratuito. Os interessados devem se inscrever no site do evento.
A programação inclui painéis sobre aplicação da inteligência artificial no setor de saúde, os desafios na gestão das UTIs, a geração de big data pelas UTIs e o cuidado apoiado em dados. Haverá, ainda, a apresentação do AIDA-FLO, produto para UTIs inteligentes desenvolvido pela Kunumi com base numa pesquisa feita em parceria com a UFMG. Alguns dos palestrantes são a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital da Clínicas, Fabiana Kakehasi, o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Ferreira, e o coordenador da UTI do pronto-socorro do HC, Saulo Saturnino.
O evento é a ação inicial do Projeto de Extensão UTI Inteligente, resultado de parceria do Centro de Extensão do HC-UFMG/Ebserh com a Faculdade de Medicina e o Departamento de Ciência da Computação da UFMG, por meio do seu Laboratório de Inteligência Artificial.