‘Ifigênia’, filme baseado na tragédia de Eurípides, será exibido por projeto da Letras e da Fafich
Ifigênia, filme de Michael Cacoyannis, é a próxima atração do CiNeam, projeto do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Faculdade de Letras e do Departamento de Filosofia da Fafich. A obra será exibida na próxima sexta, 26, às 19h, na sala 412 do CAD 2, com entrada gratuita e aberta ao público geral.
Lançado em 1977, Ifigênia é adaptação de uma das tragédias de Eurípides mais famosas, Ifigênia em Aulis. Neste primeiro semestre de 2023, o CiNeam exibe obras que tratam de sacrifícios – de animais e humanos – cuja raiz está em mitos gregos, mas que dialogam com outras mitologias e a contemporaneidade. A exibição será antecedida por breve apresentação e seguida de debate, coordenados pela mestranda em Filosofia na UFMG Romana Guimarães, que faz trabalho comparativo entre peça e filme.
Ifigênia é o terceiro filme da trilogia de Cacoyannis que tem ainda Elektra, de 1962, e As troianas, de 1971). A trilha sonora de Mikis Theodorakis potencializa o drama da rainha Clitemnestra, interpretada por Irene Papas, e da sua filha Ifigênia (Tatiana Papamoschou), sacrificada pelo pai Agamêmnon (Kostas Kazakos) para o sucesso dos gregos na Guerra de Troia. De acordo com a renomada especialista em estudos de recepção Anastasia Bakogianni, “neste filme antibelicista, Ifigênia é tanto personagem heroica como vítima dos jogos de poder masculinos e da ambição irredentista".
Antiguidade e Medievo
O projeto de extensão CiNeam promove exibições mensais, durante o semestre letivo, de filmes inspirados em temas da Antiguidade e do Medievo. A atividade é sempre gratuita e aberta ao público. O projeto divulga textos relacionados aos filmes ou às temáticas, eventos especiais sobre cinema e atividades correlatas.