Live do ICB aborda planejamento de compostos para desenvolvimento de medicamentos
No Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, uma equipe de pesquisadores tem-se dedicado ao desenvolvimento de inibidores de proteases, grupo de proteínas que desempenham funções essenciais para muitos organismos causadores de doenças. Compostos que inibem a atividade dessas proteases podem contribuir para o surgimento de novas formas de controle das enfermidades.
A quarta edição de Seminários do ICB, que será realizada na quinta-feira, 28 de outubro de 2021, a partir das 17h, recebe a professora Rafaela Salgado Ferreira, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia da UFMG. Ela vai apresentar técnicas que visam encontrar inibidores de cruzipaína, cisteíno-protease do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.A professora também abordará o impacto da descrição de novos subtipos de descrição de novos subtipos de cruzipaína nesse processo e as perspectivas de uso da proteína no combate a outras doenças.
Segundo Rafaela Salgado, a UFMG e outros centros de pesquisa ao redor do mundo vêm aperfeiçoando uma série de técnicas computacionais e experimentais para favorecer o planejamento racional de fármacos. Essa nova metodologia possibilita a otimização de novas classes de inibidores da cruzaína com atividade tripanocida, já que requer menos experimentos e é dotada de maior precisão ao simular a interação do medicamento e das proteínas alteradas.
O encontro, que dispensa inscrição prévia, será transmitido pelo canal do Núcleo de Apoio à Pós Graduação do ICB. Haverá a emissão de certificado.