Meninas de Sinhá leva show inspirado nas cantigas de roda ao pátio do Centro Cultural
Mulheres de 61 a 87 anos, moradoras dos bairros Alto Vera Cruz e Taquaril, em Belo Horizonte, ocupam o pátio do Centro Cultural UFMG com um repertório descontraído de cantigas tradicionais de roda e versos populares. O grupo Meninas de Sinhá se apresenta nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2023, às 18h30. O show é gratuito e aberto ao público.
Nascido em 1996, por iniciativa de Dona Valdete, o Meninas de Sinhá visava entender problemas do cotidiano de mulheres na maturidade, suas necessidades e angústias. Desde então, tornou-se referência no trabalho de resgate das memórias e saberes das idosas e de preservação da cultura popular, seja por meio de canções, cantigas de roda, brincadeiras, oficinas ou de suas próprias histórias de vida.
O grupo já esteve em mais de 30 cidades do Brasil e participou de dois festivais no exterior. Alguns dos prêmios que conquistou são o da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, o Zumbi de Cultura, o TIM de Música – Melhor Grupo Categoria Regional, o Rival Petrobras de Música e o Cultura Viva. As Meninas de Sinhá também foram reconhecidas como projeto social de impacto pelo ODM – Baanko Challenge e como ação de utilidade pública municipal pela Prefeitura de Belo Horizonte.